quarta-feira, 16 de junho de 2010

Torta de Queijo Minas


A revista da Joyce Pascowitch publica a cada edição uma sessão de culinária chamada "Avental". Muito boa: toda vez que um volume cai em minhas mãos, rapidamente arranco as benditas 3 ou 4 páginas sem pestanejar! As fotos são maravilhosas (de dar água na boca) e ainda, todas as receitas muito bem escolhidas, modernas, fáceis de fazer... enfim.
Não sei se foi uma coincidência... mas em todo o caso... já é a segunda vez que faço esta Torta de Queijo Minas, e a mesma coisa aconteceu quando fiz a Torta Integral de Frango (mesma edição)... Deve haver algum problema grave em relação às quantidades nas receitas desta revista... Não sei. Em todo o caso, deixei a receita tal como encontrei... Mas faço desde já a ressalva de que as quantidades para a massa estão exageradas, sobrando um pouco, enquanto as do recheio e do creme básico estão exatas. Vamos lá!

Torta de Queijo Minas

Para a massa:
1kg de farinha de trigo
500g de margarina derretida
3 ovos
1 colher (café) de fermento

Para o creme básico:
600g de creme de leite fresco
6 ovos
3 colheres (sopa) de parmesão ralado
125g de ricota ralada
125g de queijo minas ralado
1 pitada de noz moscada
1 colher (chá) de sal

Para o recheio:
600g de queijo minas ralado grosso
Creme básico

Para preparar a massa, misture em uma tigela grande a farinha, a margarina, os ovos e o fermento. Amasse com as mãos até que fique homogênea. Reserve na geladeira enquanto prepara o creme básico. Junte todos os ingredientes do creme básico no liquidificador. Peneire as gemas e bata.
Coloque a massa em uma forma de ao removível, daquelas altas, espalhando por igual. Embrulhe a massa em um saco plástico, levando-a novamente para a geladeira por um período de 30 minutos. Assim que retirar da geladeira, coloque metade do queijo minas ralado do recheio sobre a massa, espalhando o creme básico até cobrir. Junte o queijo restante e preencha com creme básico até que o recheio fique da mesma altura que a massa. Cubra com papel alumínio e asse (em forno pré-aquecido) a 180ºC por aproximadamente 30 minutos*. Retire o papel e asse por mais 10 minutos. O queijo deve fica firme e "douradinho". Decore com cebolinha picada e um mini tomatinho (que eu não tinha hoje). Rende 10 fatias.
* No meu forno demorou muito mais tempo! - Fique de olho. Experimente furar com um palito de dente, como normalmente se faz com bolos, para ver se o recheio está no ponto.



Esta torta foi feita para ser levada para a casa da minha cunhada Fernanda - que hoje levou o meu sobrinho Arthur para casa: lindinho da titia!

2 comentários:

  1. Realmente 1kg de farinha e praticamente 3 pacotes de manteiga... é mta massa!!!

    Flor, o email q eu tenho seu é da uol, to mandando lá a receita da terrine! e me passa depois como fazer aquela crosta de gergelim no atum! fiquei com água na boca!!!

    Qdo for pra SP fazer a via sacra do álbum e DVD do casamento quero encontrar vc!!

    Bjuuus

    ResponderExcluir
  2. É muita massa e muita manteiga proporcionalmente! Usei 500g para 1kg e ainda achei que poderia ter sido um pouco menos... O resto da massa (que pareceuma massinha podre) é perfeito para azer umas empadinhas... acho que 700g de farinha teriam bastado.
    Vou tentar cm neos da próxima vez... e atualizo o post. Mas ficou uma delícia... e bonita.

    ResponderExcluir