segunda-feira, 21 de junho de 2010

Terrine de Legumes

Assim que comprei a minha forma para terrine experimentei fazer esta receita, que veio em um livrinho "de brinde" da Le Creuset (nada prático porque as receitas são ou em inglês ou em francês e as medidas todas atrapalhadas). Em todo o caso, dentre as receitas, esta me pareceu a mais fácil de todas. Não é necessário ter uma terrineira para que dê certo, é claro (ainda que seja muito mais prático por causa da tampa): você pode sempre fazer com uma forma de bolo inglês e cobrir com papel alumínio. Um cuidado: o banho-maria parece uma coisa simples quando descrito... mas com uma "coisa" deste tamanho (e deste peso, no meu caso) ... não é! - podendo mesmo vir a causar sérios acidentes domésticos. Cuidado!
Terrine de Legumes

150g de cenouras
150g de ervilhas frescas
100g de vagens francesas
5 ovos
125ml de creme de leite fresco
100g de queijo gruyère ralado
1 colher (sopa) de salsinha
Sal
Pimenta do Reino
Noz moscada

Prepare os vegetais: Lave todos, e corte as cenouras e vagens em Juliennes de 3cm. Cozinhe separadamente em água fervente e levemente salgada por mais ou menos 3 minutos (os vegetais devem ficar firmes mas não duros). Assim que estiverem prontos, verta água gelada sobre eles para que o cozimento pare e a cor seja preservada. Mantenha-os separados e secos.

Enquanto prepara a mistura de ovos, pré-aqueça o forno a 180ºC, colocando dentro dele um recipiente com água suficientemente grande para conter a forma da terrine onde será feito o banho-maria.

Mistura de ovos: Em uma tigela grande, bata os ovos, o sal, a pimenta e a noz moscada. Adicione o creme de leite, o queijo, a salsinha e misture bem. Unte a forma da terrine com manteiga (Eu recomendo forrar com papel manteiga: todas as vezes é uma luta para tirar da forma! - Da próxima vez, vou deixar de ser teimosa e usar o papel). Coloque uma camada de ervilhas em sua base adicione aproximadamente 1/3 da mistura e ovos. Faça o mesmo com os outros vegetais: Intercale uma camada de cenouras e uma da mistura de ovos, uma de vagens e a mistura de ovos e, por fim, finalize com uma camada de salsinha para decorar.

Cubra a terrine com uma tampa e cozinhe em banho-maria por 40 minutos. Então, remova a tampa e cozinhe por mais 10 minutos. A mistura deve parecer macia e estar bem distribuída pelo recipiente. Deixe esfriar e coloque na geladeira. Para servir, passe uma faca pelas laterais e desenforme.

Montagem: Colocar a terrine inteira sobre um prato de folhas ou servir em fatias, como uma entrada. Recomendo servir inteira e fatiar uma vez que a terrine já esteja aberta para melhor apresentação

Nenhum comentário:

Postar um comentário