terça-feira, 1 de junho de 2010

Lulas Recheadas com Shimeji

Estas Lulas Recheadas com Shimeji já estão virando um prato tradicional aqui em casa. O próximo passo é variar o recheio. Já vi receitas de lulas recheadas com Salmon e Queijo Philadelphia, com Camarões e Requeijão... Shimeji e Queijo Brie... e todas parecem maravilhosas! Quando "tiver coragem de variar"... posto!

Lulas Recheadas com Shimeji
1kg de lulas frescas
(depende muito do tamanho da lula, mas recomendo que calculem umas 3/4 por pessoa se forem das pequenas e mais comuns...)
800g de shimeji (calculei 1 kg de lula para 1 kg de shimeji e foi exagerado - mas se não for usar as perninhas é uma boa idéia aumentar para 1 kg)
20g de manteiga
50ml de saquê mirim
1/2 xícara de cebolinha picada
100ml de shoyo
um pouquinho de wassabi

Escolhendo as lulas: Você deve pedir as lulas completamente limpas (sem a pele e sem as "perninhas"). Quando fizemos aqui em casa usamos as perninhas para o recheio... Mas pelo que tenho visto, na maioria das receitas elas são descartadas... Achei muito mais saboroso... Mas é uma escolha!
Preparando o recheio: Solte todo o shimeji, desfiando-o com as mãos, e separando a base dos talos. Esquente a manteiga em uma frigideira grande (ou em uma panela wok). Uma vez quente a manteiga, despeje todo o shimeji, refogando-o em fogo alto por 2 minutos. Junte o saquê e toda a cebolinha, deixando por mais 2 minutos. Somente no final junte o shoyo. Experimente o sal e desligue o fogo (cuidado porque o shoyo é realmente muito salgado...) Quanto às perninhas (caso deseje usá-las), devem ser refogadas no azeite durante pelo menos 2 minutos... e então acrescentadas ao recheio. Você deve verificar o ponto da lula. Não pode ficar uma borrachinha... mas sim macia. Coloque o shimeji e as perninhas do recheio em um tábua e pique. Misture as perninhas ao recheio.
Recheando as lulas: Passe um pouco de wassabi por dentro de cada uma das lulas com os dedos. Segure a lula como se estivesse segurando um copinho, e vá colocando o recheio delicadamente com uma colher, ao mesmo tempo que compacta. Deixe uma borda de pelo menos 2 dedos da lula sem recheio, fechando assim a lula com um palito (de dentes mesmo).
Grelhando as lulas: Com a lula já recheada, coloque-a em uma frigideira ou grelha. Nós usamos sempre o George Forman Grill www.georgeforman.com.br/novo para este tipo de receitas aqui em casa. Não há segredo algum. As lulas vão diminuir muito de tamanho e ficar com as marcas da grelha bem visíveis. Cuidado para não deixar passar - no George já quente foram uns 5 minutos de cada lado.
O acompanhamento não podia ser mais simples: Purê de Mandioquinha - corta o sal do shoyo e não dá trabalho... logo em "Acompanhamentos Fáceis" - o post que eu vou ficar devendo por falta de boas fotos ainda por algumas semanas!

3 comentários:

  1. Eu quero!!! Quando vc vai fazer pra mim??
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Por acaso vc cozinha as lulas antes de recheá-las????
    Parabéns pelo blog.
    Luciana

    ResponderExcluir
  3. oi Luciana.
    Não. Não cozinho. O recehio é preparado, colocado dentro da lula... e então a lula grelhada, como na receita.
    ela não fica borrachinha, fica macia.
    pode fazer tranquila!
    abs

    ResponderExcluir