terça-feira, 29 de junho de 2010

Folhadinho e Escondidinho de Frango

As pastinhas de frango são muito práticas na cozinha. Eu uso para fazer folhadinhos, sanduíches incrementados, aperitivos... e até mesmo um bom escodidinho de frango. Hoje vou colocar duas pastinhas e duas possíveis aplicações. Fiz ao mesmo tempo... já que os folhadinhos podem ficar guardados e ser reaquecidos... e são um ótimo lanchinho enquanto um espera o outro voltar do trabalho... Estas coisas. Aí vão as duas pastinhas:


Pastinha de Frango ao Curry

1 peito de frango grande
1/2 cebola picadinha1/2 dente de alho amassado
1/2 copo de requeijão
Cebolinha
Curry
Sal
Pimenta do Reino
Pastinha de Frango e Tomate


1 peito de frango grande
1/2 cebola picadinha
1/2 dente de alho amassado
1/2 copo de requeijão
2 tomates concassé (sem pele, sem casca e em cubinhos)
Salsinha
Sal
Pimenta do Reino

Coloque em uma panela os peitos de frango cobertos com água. Acrescente sal e um caldo de frango (eu tenho usado Fondor da Maggi para isso). Deixe cozinhar por aproximadamente 40 minutos até que, com o garfo, consiga desfiar. Espere esfriar e desfie.
Em uma panela, refogue a cebola e o alho até amoceler. Acrescente o frango desfiado e os demais ingredientes, deixando por último a salsinha ou a cebolinha, e mexendo sempre. Experimente o sal e a pimenta. A pastinha está pronta quando estiver homogênea.


Folhadinho de Frango

Pastinha de Frango ao Curry
2 pacotes de massa folhada (600g)
1 ovo

Abra a massa folhada já descongelada e corte em 8 pedaços. Coloque uma colher de sobremesa da Pastinha de Frango ao Curry em cada pedaço. Dobre, então, um a um ao meio, passando um pouco de água para "grudar" e fechando com o garfo. Coloque sobre uma forma refratária já untada, pincele com a gema de ovo (levemente) e leve ao forno em temperatura baixa (180ºC) por aproximadamente 20 minutos.

Escondidinho de Frango

Pastinha de Frango e Tomate
Purê de Mandioca
Queijo Parmesão ralado grosso

Forre uma forma refratária (ou uma Mini-cocotte como a minha) com uma camada fina de purê de madioca (pode usar purê de batatas, mas a mandioca é bem mais saborosa). Coloque uma camada mais substancial de Pastinha de Frango e Tomate e cubra com mais uma camada de purê. Salpique com queijo parmesão e leve ao forno para gratinar pouco antes de servir. Siva com arroz e batatinha palha como prato, ou caso tenha escolhido a Mini-cocotte) como uma entradinha.


Um comentário: