terça-feira, 1 de junho de 2010

Babá ao Rum

Esta é uma receita antiga de família... da Dona Italia! A favorita do Rick, que chegou mesmo a tentar fazê-la três vezes seguidas, adentrando a madrugada... até acertar. Sim... porque cada passo é um potencial problema se você está cansado. Esta foto é de um Babá feito por ele... Conseguiu a perfeição!


Babá ao Rum

2 tabletes de fermento biológico
1 colher de sopa de açúcar
1/2 xícara de leite morno
2 xícaras de farinha
1 xícara de manteiga
4 ovos brancos grandes
Caldinha doce
4 xícaras de água
3 xícaras de açúcar
1 xícara de rum*

Bolo: Dissolva o fermento e o açúcar no leite morno. Cubra com um pano de prato úmido, deixando descansar por 15 minutos (não se assuste, o fermento cresce e fica mesmo muito feio!). Em uma tigela, bata os ovos e a manteiga até obter uma mistura fofa e aerada. Acrescente a esta a mistura de fermento e a farinha de trigo, mexendo sempre. Coloque a massa em uma forma de buraco devidamente untada, não deixando ultrapassar a metade, já que ela ainda vai crescer até dobrar de volume. Leve ao forno pré-aquecido (180º) até a massa ficar dourada. Tire do forno e não desenforme.
Caldinha doce: Leve a água e o açúcar ao fogo alto, mexendo sempre, até obter uma calda rala. Tire do fogo e junte o rum. Regue o bolo na forma, aos poucos, com esta calda (uma dica é fazer alguns furinhos para a calda penetrar melhor). Leve à geladeira para que o gosto do rum fique mais marcante... e só então desenforme.

* Aqui em casa usamos mais ou menos umas 5 vezes mais rum que o indicado... mas acho que usar 3 vezes mais é o suficiente para as pessoas que gostam de rum, mas não tem a intenção de ficar bêbadas!

4 comentários:

  1. Paula,
    Não sabia que o Rica se arriscava de vez em quando... Que legal!!! Beijos amiga...
    Beijossss
    Beta

    ResponderExcluir
  2. vou experimentar fazer deve ser mesmo deliciosa e chic farei no Natal!

    ResponderExcluir
  3. vou experimentar fazer deve ser mesmo deliciosa e chic farei no Natal!

    ResponderExcluir