segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Bolo de Laranja Simplesmente Delícia


Vocês já devem ter notado que doces neste blog são uma exceção. O mesmo acontece na minha casa. Não sei se por falta de boas receitas, se por excesso de regimes, ou se por simples falta de habilidade minha. Talvez um pouco de cada coisa. Só sei que, depois de descoberto o blog Simplesmente Delícia, da Flavia Pantoja, com suas extravagantes receitas de bolo, o meu interesse foi renovado. Hoje em dia é só meu marido querer um bolo e lá vamos nós procurar no índice de receitas da Flavia. Sucesso garantido!  A escolhida deste final de semana foi esta, um bolinho de laranja dos sonhos. Fácil de se fazer, este bolo não precisa nem de batedeira. E, diferentemente de outros bolos de laranja - em que somente o suco é utilizado, neste a laranja é inteiramente utilizada, até a casca e, ainda por cima, cozida! O mais complicado, sinceramente, é encontrar as sementes de romã - que não são fundamentais, já que o bolo por si só já é "simplesmente delícia", mas que dão todo o charme... Não acham? O entusiasmo dele com o bolo era tanto que preparamos os dois juntos.

Bolo de Laranja Cozida com Casca

2  laranjas grandes
100ml do líquido do cozimento das laranjas
200g de amêndoas
100g de farinha de trigo
6 ovos
250g de açúcar
1 colher (sobremesa) de fermento em pó

para a calda:
2 colheres (sopa) de suco de laranja
1 copo de açúcar de confeiteiro
sementes de romã

Coloque as laranjas inteiras em uma panela e cubra-as com água. Cozinhe por pelo menos 1h30. Deixe-as esfriar na própria panela juntamente com o líquido de cozimento. Pré-aqueça o forno a 180oC. Unte uma forma de bolo inglês (28cm x 10cm) com óleo e forre com papel manteiga. Unte também o papel manteiga e reserve.
Corte as laranjas cozidas em pedaços grandes e triture no processador até obter um creme liso. Você pode utilizar os 100ml do líquido do cozimento neste momento caso seja necessário. Coloque este creme em uma vasilha grande.Triture também as amêndoas no processador, tomando o cuidado de não processar demais. Você deve obter uma farofa grossa. Junte as amêndoas ao creme de laranja.
Adicione à mistura os ovos, um a um, mexendo sempre com um fuêt ou com uma espátula. Em seguida acrescente o açúcar, a farinha e o fermento. Verta sobre a forma preparada e leve ao forno por 1 hora aproximadamente. Verifique se o bolo está pronto com uma faca ou palito.
Deixe amornar por 20 minutos e retire da forma com cuidado. Então deixe esfriar totalmente sobre uma grelha.
Para preparar a calda misture o açúcar de confeiteiro e o suco, mexendo bem até obter um creme. A calda de açúcar pode ser mais grossa ou mais ralinha - é uma questão de gosto. A minha preparei ralinha, utilizando menos açúcar, já a da Flavia é mais grossa, bem branca. Derrame a calda sobre o bolo e enfeite com as sementes de romã.



3 comentários:

  1. Paula, esse bolo deve ficar delicioso! Vou levar a receitinha...
    Bjim

    ResponderExcluir
  2. nossa parece ser mto bom esse bolo!

    ResponderExcluir
  3. Puxa, que post carinhoso!! Adorei ler isso no final de um ano corrido e estressante (para mim rsrsrs); Que bom que voces gostaram e sobretudo que isso os animou a cozinhar juntos. Adoro saber que as pessoas estão animadas em ir para a cozinha! Aproveito para desejar-lhes um lindo ano de 2012! Um bj, Flavia

    ResponderExcluir