segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Beterraba Assada


Não sei se já aconteceu com vocês antes, mas comigo é cada vez mais frequente eu ir a um restaurante, pedir um prato incrível.... e voltar para casa ainda sonhando. ë uma questão de tempo eu tentar reproduzir a receita em casa. E este foi o caso desta receita. Estivemos no restaurante The Purple Pig (em Chicago) e pedimos um Salt-Roasted Beets with Whipped Goat Cheese & Pistachio Vinaigrette. Nossa! Mas que coisa mais diferente!
O restaurante é o máximo. Fica na Magnificent Mile, bem próximo ao Chicago River. Em uma quarta-feira, quando estávamos completamente atrasados para o almoço (isto significa que era por volta das 16h00),  o restaurante estava simplesmente lotado! Eles servem pequenas porções, que devem ser divididas entre todos sentados à mesa. A sugestão (um pouco exagerada) é a de que cada um deve pedir por volta de três pratos. A especialidade? Porco, é claro. Além de uma enorme variedade de queijos (grande parte dos quais eu não conhecia - americanos), frios, linguiças artesanais, e uma carta de vinho até que bem acessível.
Não, a minha tentativa de reprodução do prato não ficou nada fiel, mas ainda assim uma delícia. Na receita original eles usam uma espécie de creme de queijo de cabra, que eu achei que não daria certo com o Boursin, que é o queijo de cabra que costumo comprar, e substitui por um creme de ricota.

A conclusão é que a culinária americana está mudando, e muito. Excelência de ingredientes é a palavra  de ordem para os restaurantes deste gênero. E misturas inusitadas! Acho que foi a beterraba mais saborosa que eu já comi! Nas próximas viagens aos Estados Unidos nada de Hamburger e Hot Dog todo o dia!

Beterraba Assada


4 beterrabas
300g de creme de ricota
100g de pistaches
1 colher (sobremesa) de mel
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (sobremesa) de vinagre
Sal e Pimenta

Triture levemente os pistaches em um processador de alimentos. Junte o mel, o azeite e o vinagre aos pistaches e reserve. Asse as beterrabas em forno pré-aquecido até que fiquem macias. Descasque e corte em cubos médios. Coloque em um recipiente resistente ao calor do forno a beterraba, o creme de ricota e o vinagrete. Tempere com sal e pimenta. Deixe assar por 10 minutos. Sirva quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário