segunda-feira, 30 de maio de 2011

Risoto de Quinoa

A quinoa é um grão originários dos Andes bolivianos. Juntamente com a batata e o milho, constituia a base da alimentação dos Incas. Conhecido como o "Grão Sagrado", a quinoa é muito nutritiva e tem alta absorção. Ela pode ser encontrada na forma de grão (preparados da mesma forma que o arroz), de farinha e de flocos. Eu inventei este risoto. Já é a segunda vez que preparo... da primeira não coloquei a receita aqui... então vamos lá!

Risoto de Quinoa

2 xícaras de quinoa e grãos
1/2 cebola picadinha
2 colheres de manteiga
1/2 xícara de vinho branco
1 xícara de tomates cherry em fatias
1 xícara de mozzarela de búfala em fatias
1/2 maço de manjericão
Caldo de legumes e água quanto bastar
Sal
Pimenta

Deixe a quinoa de molho em água fervente por pelo menos 10 minutos. Doure a cebola na manteiga, junte a quinoa, e refogue. Acrescente o vinho e deixe secar, mexendo sempre. Vá acrescentando o caldo de legumes dissolvido em água fervente aos poucos, até que a quinua fique macia. Dica: Ele se torna parcialmente transparente quando está pronta. Acrescente o queijo e o tomate picados e as folhas de manjericão. verifique o tempero e finalize com o restante da manteiga. Sirva imediatamente.

5 comentários:

  1. olá, parabéns pelo blog, é demais!queria uma opinião sua: vc acha que se eu substituir a mussarela de bufala pelo gorgonzola combinará?muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Hummmm. Juliana... Eu não colocaria gorgonzola. Muito forte! Pelo menos com esta combinação de tomate cereja. A quinoa é bem levinha também... Você não gosta de mozzarella e búfala? E mozzarella normal? beijos e boa sorte nas aventuras culinárias!

    ResponderExcluir
  3. olá, obrigada por responder!!eu adoro mussarela de búfala...acho que realmente combina mais com a quinoa e o tomate, mas como eu sei que vc é super criativa, e como eu amo gorgonzola, quem sabe a resposta seria positiva, rs....um beijo, seu blog é maravilhoso!!e esse nome é realmente o máximo rs

    ResponderExcluir
  4. Olá PAula tudo bem? Que delicia de prato, vou testar com certeza. Também tenho um blog, acho que até já deixei um recado para vc, fiz uma receita de terrine sua e ficou ótima, logo mais vou publicar e falar que a receita é sua.
    Entre no meu blog p dar uma olhadinha e se gostar me adicione na suas cozinhas, a sua já está no meu blog com certeza.
    www.elacozinhaeuconto.blogspot.com
    Bjos e parabéns seu blog é lindo

    ResponderExcluir
  5. Fiz uma receita muito parecida com essa no fim de semana, mas usei Camembert no lugar da mozzarela e ficou muito bom também.

    ResponderExcluir