quinta-feira, 9 de junho de 2011

Boeuf Bourguignon



Finalmente tomei coragem! Em um dia frio e chuvoso como este... em que coincidentemente tenho um enooooorme intervalo entre pacientes, resolvo voltar para casa e preparar o Boeuf Bourguignon - uma das receitas mais famosas da Julia Child e que você certamente conhece por causa do filme gracinha Julie & Julia. A mocinha do filme prepara este prato quando vai receber uma jornalista em casa, e pela primeira vez falar sobre o seu blog... e não é que dá tudo errado? Bom. Assistam ao filme. Mas foi preciso coragem. Especialmnete para adaptar. Isto é um fato. E tempo. Que demora! Vamos à receita... e Bon Appetit! Dica: use uma mesma panela de ferro ao longo de toda a receita. A sujeita vai ser bem menor... e você não perderá nem um pouquinho de sabor!


Boeuf Bourguignon


700g de carne cortada em cubos grandes
(eu usei 1/2 alcatra e 1/2 coxão mole)
100g de bacon
1 colher (sopa) de azeite
1 cenoura cortada em pedaços
1 cebola cortada em rodelas
1 colher (sopa) de farinha
200ml de vinho tinto
150ml de caldo de carne
1/2 colher (sopa) de pasta de tomate
1 dente de alho amassado
1 bouquet garni*
Sal
Pimenta

Corte o bacon em cubinhos. Ferva-o por 10 minutos em 400ml de água. Descarte a água e doure o bacon. Reserve. Corte a carne em pedaços grandes, de aproximadamente 50g cada, e seque em papel toalha (este é um dos truques da Julia Child!). Aqueça parte do azeite na mesma panela em que fritou o bacon e sele a carne. Todos os lados da carne devem ficar dourados. Reserve juntamente com o bacon. Pré-aqueça o forno a 260ºC.

Na mesma panela (acrescente azeite caso ache necessário) saltei a cenoura cortada em pedaço e a cebola em fatias. Junte a carne e o bacon e misture. Tempere com sal e pimenta e polvilhe com a farinha. Leve a panela ao forno, sem a tampa, por 5 minutos, mexendo de vez em quando, até que a farinha cozinhe e forme uma crosta ao redor dos pedaços de carne.
Retire do forno, junte o vinho tinto, o alho amassado, a pasta de tomate e o bouquet garni. Cozinhe em fogo baixo até ferver e vá acrescentando o caldo de carne aos poucos. Leve ao forno (160ºC) a panela tampada por pelo menos 2 horas. Verifique ao longo do cozimento, mexendo um pouco o conteúdo e acrescentando caldo de carne caso esteja muito seco. Está pronto quando a carne estiver muito macia. Enquanto a carne estiver no forno... prepare os acompanhamentos: cebola e cogumelos (dourados no azeite com ummpouquinho de pimenta e sal). Misture-os à receita quando estiver quase pronta. Sirva ainda com batatas ou com o aligot (que eu já tinha pronto...) em um prato fundo. Uma delícia.


*bouquet garni: tradicional da culinária francesa... é só juntar um punhado de temperos, amarrar com um fiozinho e deixar no molho durante o cozimento. Depois separe. Eu usei tomilho, alecrim e manjericão.

5 comentários:

  1. Adooooro! Vou testar a receita amanhã!!! Obaaa! Obrigada Paula! bjs!

    ResponderExcluir
  2. Paula, sou apaixonada por Boeuf Bourguignon! Já perdia a conta de quantas vezes fiz e é sempre uma delícia! As vezes faço com patinho, tmb fica ótimo! Beijos e parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Paula! Q linda receita! O Claude preparou ele com molho de chocolate amargo! Sou louca pra fazer! Mas é uma receita beeeem demorada kkkkkk
    Bjuuuu

    ResponderExcluir
  4. Liv! Vai ser uma ótima estréia para a Creuzinha que vc vai comprar quando os cupcakes estiverem dando lucro! A panela tem que ficar pelo menos duas horas dentro do forno... Imagino que para esta receita com chocolate também... Se eu fosse vc tentava primeiro a tradicional! beijos!

    ResponderExcluir
  5. Huummm, estou com saudades deste aqui ....

    ResponderExcluir