quarta-feira, 25 de maio de 2011

Aniversário de 1 ano!

Finalmente 1 ano de blog! Desde o início do mês tenho pensado no que preparar para comemorar o aniversário. Nada parecia bom o bastante. Queria caprichar. Pois não é que ontem consegui um feito que por si só já seria digno de comemoração: reunir as minhas duas primas favoritas (Eleonora e Cathy) para jantar em casa.
Eu e a Cathy nos propusemos já há algum tempo o desafio de preparar o Moules et Frites - o prato tradicional belga. Nada complicado, mas os mariscos deveriam obrigatoriamente ser fresquíssimos e limpá-los... bom, para isso seriam necessárias pelo menos 4 mãos. Feito. Os mariscos fresquinhos (acho que vivos, inclusive) chegaram em casa pela manhã. A limpeza durou quase 1 hora mas foi mais fácil do que pensávamos. Cada marisco cabeludo... Afe! Vamos a receita, que foi retirado de um livro em francês trazido pela Cathy, cuja autora é Françoise Bernard. Eu que nunca tinha tido coragem de comer mariscos por puro preconceito... achei uma delícia!


Moules Marinière

3 kg de mariscos frescos
1 garrafa de vinho branco
40g de manteiga
3 cebolas roxas picadinhas
1 xícara de creme de leite fresco
Salsinha
Sal
Pimenta


Limpe os mariscos. Recomendamos o uso de um alicate para "arrancar a cabeleira" e de uma faca para retirar as conchinhas que ficam grudadas na concha principal. Coloque em uma panela grande as cebolas, a manteiga e o vinho branco e os mariscos. Cozinhe no vapor até que as cascas estejam abertas. Disponha os mariscos no recipiente que escolher para servir, separando aqueles que não abrirem (provavelmente estragados). Decore com salsinha picada. Não descarte o líquido do cozimento.

Preparo do molho: Coe o líquido do cozimento e, em uma panela, junte o creme de leite, e deixe reduzir. Experimente e tempere com sal e pimenta. Acrescente salsinha ao final. Você obterá um molho bastante ralo.

Sirva os mariscos mergulhados no molho com batatas fritas - como fazem os belgas.


5 comentários:

  1. Parabéns por este 1 ano de realizações.

    ResponderExcluir
  2. Olá Paula, parabéns pelo aniversário do blog!! Continue sempre assim!
    Beijos,
    Bruna

    ResponderExcluir
  3. Acabo de conocer tu blog y la verdad que es una maravilla la recetas que tienes, por lo que me hago seguidora de tu blog para poder seguirte y espero verte pronto un beso y gracias por compartir tus recetas con todos nosotros

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Bruna e Veroca! Parabéns vcs pelos blogs! É uma maravilha poder trocar receitas assim! beijos

    ResponderExcluir
  5. ahhh adorei estar nas favoritas! beijo

    ResponderExcluir