segunda-feira, 21 de maio de 2012

Tarte Tatin de Tomates


Esta Tarte Tatin de Tomates foi uma verdadeira realização. Sério. Eu conto porquê. Toda vez que vou ao Santa Luzia, vejo no balcão de antepastos (e também de algumas comidinhas prontas, maravilhoso) uma certa torta de tomates. Já comprei duas vezes até, achando a coisa mais linda do mundo, e me perguntando... Como? Como eles conseguem estes tomates tão lindos? Não é possível! Pois foi na sexta, passeando pela feira, que me deparei com um "cacho"de tomates holandeses e não tive dúvida: Só podem ser estes. Mistério resolvido. Ficou idêntica! E ainda rendeu um azeite de tomates... delícia.

Tarte Tatin de Tomates

1kg de tomates holandeses
6 ramos de alecrim
6 ramos de tomilho
3 pitadas de sal trufado
1 pitada de pimenta do reino moída
150ml de azeite de oliva
150g de massa folhada

Pré-aqueça o forno a 180 ºC. Coloque os tomates em um refratário fundo, tempre com o sal e a pimenta. Cubra com o azeite e junte os ramos de alecrim e tomilho. Leve ao forno por 90 minutos, abrindo a porta cada meia hora para mudar os tomates de posição (delicadamente para que não se desfaçam). O cheiro é inebriante! Pronto. Você já tem tomates confitados - que podem ser usados, além de no preparo de uma Tarte Tatin de Tomates, como aperitivo, servidos com uma Muzzarela de Búfala, ou mesmo como molho de uma massa delicada. Deixe os tomates arrefecerem completamente e leve à geladeira, juntamente com o azeite, de um dia para o outro. Escorra os tomates com uma peneira. Não descarte o azeite (ele pode ser usado para temperar uma salada ou como um apetitivo). Coloque-os em uma forma pequena, bem "apertadinhos" - como na Foto 2. Abra a massa folhada seguindo as instruções da embalagem. Corte um disco de massa um pouco maior que o recipiente escolhido para os tomates (a massa encolhe quando assada!). Coloque alguns grãos de feijão sobre a massa (para que ela não cresça) e asse em fogo baixo por aproximadamente 15 minutos. Deixe a massa esfriar completamente e, com cuidado, desenforme os tomates sobre ela. Decore com um ramo de tomilho e está pronta!


Foto 1

Foto 2

3 comentários:

  1. Precisei entrar pra comentar as fotos, que estão muito boas! Acho que entre as melhores do blog até agora. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. E este é um dos melhores elogios que o blog recebeu até agora!!!! Luz natural é tudo... e alguma coisa me diz que vou gostar mais ainda de cozinhar nesta varanda!!!! Depois olhe as fotos que o Rick tirou do Tambaqui. Vou postar entre hoje e amanhã. beijos e thanks for all the tips!

    ResponderExcluir
  3. que delicia de blog! vim conhecer e estou encantada!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir