quinta-feira, 17 de maio de 2012

Tourte Provençal




Decididamente não consegui seguir a receita fielmente para o preparo desta torta! Muito complicada!!! Chaminé de papel alumínio, inverter a torta como um bolo... Arght! Retirada daquela coleção Cordon Bleu - herdada da Bruna do Gourmandisme, que abriu o meu apetite na mesma hora, acho que a grande diferença foi mesmo a massa folhada que usei. Arosa, linda e maravilhosa, ficou folhada, mas um pouco mais fina do que eu esperava. Tudo bem. O resultado mereceu publicação de todo jeito. Uma torta com inspiração francesa tem que integrar o repertório de toda boa cozinheira! A próxima é a Tarte des Pommes. Urgente!

Tourte Provençal

4 courgettes (abobrinhas)
1 beringela grande
150ml de azeite
1 cebola grande
3 chalotas francesas
(ou cebolas roxas)
2 colheres (sopa) de concentrado de tomate
400g de tomates concassé*
2 dentes de alho amassados
1 pitada de pimenta caiena
2 colheres (sopa) de manjericão fresco
2 ramos de alecrim fresco
400g de massa folhada
2 ovos
125g de creme de leite fresco
100g de queijo gruyère (ou parmesão)
1 pitada de noz moscada
1 ovo levemente batido

Corte as abobrinhas e as beringelas em fatias de até 1 cm. Misture os pedaços com uma colher de chá de sal e deixe descansar por 30 minutos. Lave em água corrente e seque com papel toalha. Aqueça o azeite e refogue a cebola (cortada em meia-luas) durante 3 minutos. Junte a abobrinha e a beringela, um pouco mais de azeite, e salteie po mais 3 minutos. Junte o concentrado de tomate, misturando sempre, mais azeite, os tomates (cortados em cubos, sem semente e sem pele) e o alho. Cubra e cozinhe por 10 minutos. Tempere com sal, pimentas (do reino e caiena) e junte as ervas. Reserve e deixe arrefecer completamente.
Divida a massa folhada (já descongelada conforma as instruções da embalagem) em duas partes. Abra metade da massa e, usando o aro da forma de fundo falso como guia, corte uma rodela. Transfira para um tabuleiro (ou assadeira) e leve à geladeira. Abra com um rolo a massa restante (2mm de espessura) e coloque sobre a forma de fundo removível. Refrigere por 30 minutos enquanto pré-aquece o forno à 200 °C. Bata os ovos (com um fuet) com o creme de leite, o queijo ralado grosso e a noz moscada. Junte a mistura aos vegetais. Encha a caixa de massa com a mistura, cubra com a rodela e pincele com o ovos batido. Corte um orifício redondo no meio da torta (veja a foto) e insira uma chaminé de papel alumínio enrolado - que permitirá o escape dos vapores do cozimento. Refrigere por mais 10 minutos e leve ao forno. A torta está pronta quando apresentar uma crosta dourada (mais ou menos 30 minutos) e, no teste do palito (como aquele feito para bolos), o palito sair totalmente seco. A maneira tradicional de servir é como a de um bolo, invertendo a forma. Eu desobedeci! Servi a torta com a "chaminé" virada para cima... Delícia beeeem quentinha. Nem consegui tirar a parte de baixo da forma!!!!

4 comentários:

  1. Hummmm adorei!!!! Deu vontade aqui!! Bjosss

    ResponderExcluir
  2. Ficou linda mesmo assim e com cara deliciosa, mesmo sendo um "pseudo improviso".. rs..
    Beijos, bom fds.

    ResponderExcluir
  3. Sabe, Carol, achei que se eu virasse esta torta de cabeça para baixo... provocaria um desartre! E o lado de cima estava bonito mesmo com a "chaminé"!
    beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Bruna,saudades de você aqui pelo blog!
    Só fazendo homenagem para vc aparecer!!!!
    beijos

    ResponderExcluir