Este bolo é muito fácil de fazer... e aposto... digno de se tornar o "bolo de chocolate de cabeceira" de todas vocês! Já se tornou o meu: Não é muito doce, macio, e descompromissado. Nem precisa bater, e só suja uma panelinha! Basta deixá-lo sobre uma bancada e zaz! Ele desaparece em dois tempos... Ainda mais com esta calda! Adoro. A receita encontrei no blog Simplesmente Delícia (que, aliás, é uma eterna fonte de inspiração: parabéns Flávia Pantoja!). Eu preparei (juntamente com estes brigadeiros de colher) para comemorar o aniversário da Cintia. O blog está atrasado!!!
(massa)
200g de manteiga sem sal
150g de cacau em pó (peneirado)
250ml de água fria (filtrada)
500g de açúcar
2 ovos grandes
1 copo de iogurte natural (200g)
1 colher (sopa) de baunilha
300g de farinha de trigo
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de canela em pó
1 pitada de sal
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma redonda de furo com manteiga e polvilhe com farinha. Reserve. Em uma panela grande, derreta a manteiga em fogo baixo. Junte o cacau peneirado e misture até diluir. Acrescente então a água, mexendo sempre, tomando o cuidado de não ferver. desligue e retire a panela do fogo. Junte o açúcar, o iogurte e a baunilha de uma vez. Mexa bem até obter um creme homogêneo (cuidado com o iogurte!). Acrescente então a farinha (eu sou a maníaca da peneira, então peneire tudo!), a canela, o bicarbonato e o sal. Entorne na forma e leve imediatamente ao forno. Asse por 45 minutos ao até que o bolo passe no teste do palito (espete o palito: ele deve sair sequinho!). Deixe esfriar fora do forno e desenforme. Passe uma faca nas laterais para garantir que o bolo solte completamente. Prepare a calda (Esta é uma calda que faço sempre de improviso, para comer com sorvete! É a primeira vez que tento calcular as medidas!).
(calda de chocolate)
150ml de leite
100g de chocolate meio amargo (barra)
1 colheres (sopa) de mel
3 colheres (sopa) de açúcar
Junte todos os ingredientes em uma panela e mexa até ferver. Jogue sobre o bolo enquanto estiver ainda quente. Esta calda é bem rala e ótima para cobrir bolos sem deixá-los muito doces! O bolo ficou uma delícia... pura gula!
obrigada, Paula, por compartilhar.
ResponderExcluirQue voce possa estar mais feliz, desejo de coração.
abraço-a
Angela
Oi Paula, que bom que voce gostou! Esse bolo é tão facil que vira um perigo não?? :)
ResponderExcluirObrigada pelo carinho!
Bjs e bom final de semana
Flavia
Como você conseguiu dar essa carinha de nega maluca ao bolo? Fiquei hipnotizada pela foto dele! Ele é lindo!!!!!
ResponderExcluirParabéns, quero experimentar...
Beijos, Beth
Bom Dia!
ResponderExcluirPosso colocar o nescau ou chocolate em pó no lugar do cacau?
Bjus
Livia
Hummmm... Livia. Não experimentei.
ResponderExcluirAcho que se vc colocar chocolate em pó, daquele dos padres, da Nestlé... são maiores as chances. Nescau vai deixar ele meio fraquinho...
Depoi me conte se deu certo!
beijos
Paula