domingo, 27 de maio de 2012

Croque Monsieur


Fazia muito tempo que eu não acordava o meu marido com um belo café na cama... e eis a oportunidade para o meu primeiro Croque Monsieur. A receita tem muitas variedades... e eu tentei fazer a mais tradicional possível - o que me parece sempre a melhor forma de se começar. Muito fácil de fazer, o truque está no molho béchamel... e na gratinadinha final do queijo Gruyère. Perfeito para um café da manhã enorme... ou um lanchinho.

Croque Monsieur

4 fatias de pão de forma
300g de queijo Gruyère ralado
4 fatias de presunto cozido
4 colheres (sopa) de molho béchamel*
2 colheres (chá) de queijo Parmesão ralado
2 colheres (chá) de manteiga com sal

Pré-aqueça o forno. Passe manteiga nos dois lados de cada fatia de pão. Doure em uma frigideira, fatia a fatia, até que fiquem marrom-douradas. Reserve. Rale todo o queijo em um ralador grosso. Coloque uma colher de molho sobre a fatia e espalhe. Dobre e coloque duas fatias de presunto. Cubra-as com um pouco de queijo Gruyère. Coloque outra fatia, uma colher de molho, mais queijo (rale um pouco de parmesão por cima). Repita a operação. Leve ao forno (baixa temperatura) por aproximadamente 20 minutos. Se tiver um grill, não hesite em usá-lo! 


* o Molho Béchamel é uma receita tradicional francesa (o nosso bom e velho molho branco). É um molho muito versátil, que serve como base para muitos outros molhos. Ele consiste da mistura de partes iguais de manteiga e farinha (roux), cozidas, e uma quantidade de leite quente (muitas vezes temperado), que deve ser acrescido lentamente, para não empelotar.

5 comentários:

  1. Adorei o prato,mas principalmente o ato carinhoso,de levar cafe na cama!!!!Um belo casamento e sempre calcado por pequenos gestos.

    ResponderExcluir
  2. Sim. Nada mais gostoso que um café na cama! No outro dia foram os Eggs benedict. Domingo em casa é uma delícia!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal o seu blog, parabéns! Convido você e teus seguidores a conhecer o Mirepoix, estamos com um ótimo sorteio (todo mês temos novidades e parcerias legais!) de uma tábua em parceria com a Artmill e estão todos convidados! https://www.facebook.com/BlogMirepoix

    ResponderExcluir
  4. Olá, vim conhecer seu blog, tem muita coisa gostosa, e esse seu croque-monseur esta´divino.
    Se tiver um tempo dá uma passada na minha cozinha.
    Beijos
    Ana Claudia
    www.anaclaudianacozinha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi! Encontrei seu blog lá no Espaço Tilidi! Adorei e já estou te seguindo! Gostei muito dessa receita, vou testar!!!
    Venha também conhecer meu espaço!
    Bjoss
    Mel

    ResponderExcluir