sábado, 12 de maio de 2012

Camarões ao Açafrão e Arroz Negro


Depois de tantas comemorações do aniversário do meu marido na última semana (às vezes penso que ele é um Indiano...), me dei conta de que não tínhamos feito nada só nós dois... E sexta-feira pareceu a ocasião perfeita para um jantar romântico. Sempre achei que o Arroz Negro fosse um ingrediente difícil de se encontrar... E quando me deparei com uma caixinha da La Pastina, não resisti. Agora só faltava decidir o que preparar para acompanhar (ou seria o contrário???). Decidi-me por comprar meia dúzia de camarões rosas e enormes (na feira com a minha simpática japonesa), e preparar um molho bem delicado com o Açafrão maravilhoso que minha madrinha/tia Lucinha me trouxe recentemente de presente de viagem à Índia. Perfeito. Ficou até com cara de restaurante!

 Arroz Negro
1 e 1/2 xícara de arroz negro
1 cebola pequena
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 xícara de vodka
Caldo de camarão
Sal

De acordo com a caixinha da La Pastina (La Pastina sabe tudo!), o arroz negro é originário da China e tem sido cultivado há mais de 4 mil anos. Já foi chamado de "Arroz Proibido" - uma vez que só podia ser consumido pelo Imperador, restando aos seus súditos apenas a sua produção. Um arroz de grão curto e levemente arredondado, com sabor e aroma de castanhas, levemente amanteigado e coloração preta - é também um arroz selvagem e, portanto, bem mais "duro" que o arroz branco comum. O arroz negro tem 20% a mais de proteína, 30% a mais de fibra, menos gordura e menor valor calórico mesmo que o arroz integral. Muito apreciado pelos gourmets e de quebra, tem fama de ser afrodisíaco!

Para preparar o arroz negro, você utilizará um processo intermediário ao do preparo de um risoto e o de um arroz comum. Como o grão é bastante resistente ao cozimento, deixe o arroz de molho por cerca de 2 horas antes de preparar. Reserve a água (preta como piche!) e a Utilize para dissolver o caldo de camarão. Mantenha fervendo. Refogue a cebola picadinha em metade da manteiga. Junte o arroz, selando-o levemente, e acrescente a vodka (ou vinho branco, caso prefira). Deixe evaporar completamente, mexendo sempre. Acrescente duas conchas de caldo (o suficiente para cobrir o arroz) e tampe a panela. Repita este procedimento até que o arroz esteja al dente. Desligue o fogo e junte o restante da manteiga (é ela que dá brilho ao arroz). Deixe a panela fechada para o arroz secar. Verifique o sal. Sirva imediatamente. 

Molho de Açafrão

1/2 cebola roxa picada
1/2 colher (sopa) de manteiga
1 xícara de creme de leite fresco
6 estigmas de açafrão
Sal

Doure a cebola na manteiga. Junte o creme de leite, mexendo sempre, e cozinhe até que o molho ferva e a coloração se torne levemente amarela. Acrescente o açafrão e experimente o sal, mexendo sempre. Para preparar o camarão (que é o último da fila), coloque um pouco de manteiga em uma frigideira grande e disponha os camarões. Tempere com sal e pimenta do reino. Vire os camarões e repita do procedimento. O camarão só deve ser frito levemente. 

7 comentários:

  1. Quando vi esse prato realmente achei que era de restaurante, parece que foi feito por um renomado chef de cozinha!!!
    Você fez algum curso??? Quero muito fazer algum, pois apesar de gostar de cozinhar, acho que não sou capaz de fazer pratos tão elaborados.
    Eu fiquei com uma dúvida aqui... quantos cubos de caldo de camarão vc usou?
    O arroz fica ruim se deixarmos muito tempo na panela?(ex. fazer primeiro o arroz e depois o camarão???)
    Vou tentar fazer essa receita!!!
    bjus

    ResponderExcluir
  2. oi Camila! Sabe que não fiz curso nenhum de culunária... mas quero muito! Truques para este prato: faça o seu próprio caldo de camarão com as cascas e cabeças... é ele que dá o gosto para o arroz. Um cubinho (da forma de gelo) já foi o suficiente. O arroz eu preparei na hora... porque ele é bem molhadinho, como um risoto. Como os camarões não dão muito trabalho... É perfeitamente possível. Vou fotografar e colocar o utencílio que eu usei para deixar o arroz neste formato... são uns aros de vários tamanhos... que dão aos pratos toda a cara de restaurante. Muito úteis. Uso para batatas... purês... arroz, risoto... E ainda custam baratinho! qualquer dúvida... beijos!

    ResponderExcluir
  3. Paula, onde vc compra os aros??? Sempre quis saber mas nunca me informaram em nenhum blog...sempre que pergunto me respondem ahhh use uma xícara ou um potinho rsrssr

    bjus

    ResponderExcluir
  4. Eu comprei na Rua Paula Souza. Conhece? Tem um monte de lojas com equipamentos de cozinha... Vale o passeio! cada coisa que encontrei por lá... E olha que eu também já tinha procurado bastante. Nestas lojas de cozinha tipo Spicy e Suxxar não encontrei mesmo. Definitivamente não é a mesma coisa usar uma xícara ou potinho! Fica melhor com os aros...

    ResponderExcluir
  5. Não conheço a rua....mais será o passeio deste sábado, com certeza!!!!
    Obrigada pelas dicas!
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Que prato lindo e deve ser uma delícia beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Paula,
    Com tantas receitas boas aqui, a nossa troca vai ser muito boa.
    Obrigada pela visita e volte sempre.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir