quinta-feira, 8 de março de 2012

Risoto Primavera


Nesta semana fiz uma belíssima aquisição graças à Bruna, do blog Gourmandisme: um livro sobre Facas e Cortes. E foi assim que descobri que estava sendo muito negligente com as lindas facas que meu marido me deu ano passado! Um absurdo. Desde as primeiras páginas do livro comecei a implementar mudanças na minha cozinha: fiz bainhas para as facas com papel cartão, comecei a lavá-las e secá-las eu mesma, providenciei uma amiga para me ensinar como afiá-las pessoalmente (fiquei com medo de seguir as instruções do livro sem supervisão!)... e ainda testei algumas técnicas para cortes. Foi engraçado. Como a primeira parte do livro é sobre legumes... eu piquei tantos legumes que a solução foi preparar este Risoto Primavera. E olha que ainda sobraram muitos cubinhos! Vamos à receita. Bruna, obrigada pelos livros, estou aprendendo muito! As minhas facas e bainhas estão no fundo da foto.

Risoto Primavera

2 xícaras de arroz arbóreo
1 xícara de legumes variados 
(pimentões vermelho e amarelo, cenoura, abobrinha e ervilha)
1 cebola
3 colheres (sopa) de azeite
1/2 xícara de vinho branco
Caldo de legumes
2 colheres (sopa) de salsinha
2 colheres (sopa) de parmesão
Sal e pimenta do reino

Doure metade da cebola em um fio de azeite. Acrescente os legumes, cortados em cubinhos (brunoise) e refogue até que fiquem macios. Reserve. Doure o restante da cebola na panela em que for preparar o risoto. Acrescente o arroz e refogue-o por alguns minutos. Junte o vinho branco, mexendo sempre, até evaporar o alcool. Vá acrescentando conchas do caldo, uma de cada vez, mexendo sempre. Após 10 minutos aproximadamente, acrescente os legumes refogados. Continue o procedimento até que o risoto esteja al dente. Desligue o fogo, acrescente o azeite, o queijo parmesão e a salsinha. Tampe a panela e deixe o risoto secar. Sirva imediatamente.

Um comentário:

  1. pois é, Paula, ão basta gostar de cozinhar, temos que saber cuidar dos nossos instrumentos.
    e essa receita é demais!!
    bom fim de semana

    ResponderExcluir