sexta-feira, 9 de março de 2012

Frango Kiev


Esta noite preparei a primeira receita da coleção de livros recém adquirida LE CORDON BLEU - RECEITAS CASEIRAS. Fazia muito tempo que não comia Frango Kiev - esta delícia da culinária light! Juro. Esta receita poderia fazer parte de uma dieta de engorda: quanta manteiga!!! Mas as calorias valeram a pena. Eu, que quase nunca faço fritura de imersão em casa... fiquei totalmente satisfeita por ver que a minha "milanesa" saiu perfeita. Vamos à receita:

Frango Kiev

4 escalopes de peitos de frango
120g de farinha (temperada)
3 ovos
200g de farinha de pão
óleo para fritar

para a manteiga de alho:
150g de manteiga
3 dentes de alho
50g de salsinha picada

Corte um filete bem fino da parte inferior de cada escalope de frango. Pressione-o sobre uma folha de papel manteiga com o fundo de uma frigideira e leve para a geladeira. estes filetes serão usados na parte final do preparo. Prepare a manteiga de alho. Bata a manteiga na temperatura ambiente. Adicione o alho e a  salsinha, sal e pimenta e misture até incorporar. Disponha a manteiga sobre uma folha de papel manteiga, enrole-o e leve à geladeira até que volte a ficar firme. 
Usando uma faca bem afiada, faça um corte na parte superior de cada escalope. Abra uma bolsa no interior da carne, abrindo espaço para colocar a manteiga. Coloque uma fatia de manteiga em cada escalope. Cubra a abertura com os filetes de frango cortados no início para que a manteiga não escorra (caso seja necessário use um palito). Coloque a farinha temperada com sal e pimenta do reino, os ovos levemente batidos e a farinha de pão em 3 pratos distintos. Passe cada escalope pela farinha, pelos ovos e então pela farinha de pão. Passe novamente pelos ovos e pela farinha de pão.
Pré-aqueça o forno a 200C. Coloque óleo suficiente em uma frigideira para cobrir a metade de um escalope. Aqueça o óleo (fazendo o teste do palito de fósforo para saber se está pronto) e frite cada escalope por aproximadamente 6 minutos de cada lado. Leve ao forno até que fiquem crocantes. Sirva com uma salada leve!

Um comentário: