sábado, 10 de março de 2012

Caldo de Legumes


Pois adivinhem o que eu decidi fazer com o restante dos meus legumes picados? O meu primeiro caldo feito em casa! Caldo de Legumes: O mais fácil de se preparar e, ainda, de quebra, o mais prático, pois pode ser usado em quase todas as receitas. Carnes, peixes, sopas. Básico. Básico. O primeiro que todo mundo deve tentar preparar em casa.
Os franceses usam a palavra "fond" (fundo ou base) para chamar os caldos. Segundo eles, os caldos são a a base de uma receita, conferindo o seu sabor de "fundo". Entenderam? Sem contar que os caldos prontos contém muito sal (diga-se, sódio), fazendo mal à saúde. Blá, blá, blá. Eu achei que fosse muita frescura, e também muito trabalho para uma coisa que se encontra pronta, mas resolvi experimentar. Eram tantos legumes sobrando que foi irresistível. Vamos ver se de fato faz toda a diferença que dizem fazer um caldo feito em casa. Depois eu conto. Mas a verdade é que senti falta quando preparei o Steak Dijonnaise - que ficou com um pouquinho de gosto de caldo pronto. Imaginem que desperdício. 

Caldo de Legumes
4 litros de água
1 talo de salsão
1 pimentão vermelho
2 cenouras
2 cebolas inteiras
1 bouquet garni
2 folhas de louro
5 grãos de pimenta do reino

Esta receita é, sobretudo, uma técnica de culinária, uma vez que o caldo de legumes tem alguns elementos básicos, mas pode variar conforme o gosto do freguês. Você escolhe os legumes que quer colocar no seu caldo e pronto. Tomates, cebolas, alho poró, cenoura, salsão... e ainda quais ervas. O importante é escolher a maior panela que tiver disponível em casa, colocar muita água dentro, os legumes picados gorsseiramente, pimenta, as ervas que escolher amarradas em bouquet, pimenta do reino e deixar cozinhar tampado em fogo baixo por pelo menos 2 horas.
Passadas estas duas horas, você deve separar o bouquet de ervas, descartar e peneiras os legumes. Estes legumes podem ainda ser utilizados, por exemplo em uma sopa. Reduza o caldo ainda mais um pouco, deixe esfriar, e congele. Eu utilizei forminhas de gelo compradas especialmente para caldos. Coloque os cubos em um saco plástico e deixe no freezer. Os cubinhos podem ser usados em até 6 meses. Dilua em 1,5 litros de água cada vez que for utilizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário