quarta-feira, 13 de abril de 2011

Risotto alla Milanese


Um novo hábito do meu marido e meu quando fazemos viagens é o de trazer temperos. Na nossa mala vêm os difíceis ou quase impossíveis de se encontrar, ou ainda, aqueles que se encontram, mas absurdamente mais caros. Há também os que, por serem da própria região, possuem qualidade infinitamente superior. Este último caso o do açafrão iraniano que utilizei nesta receita. O pistache iraniano é também inesquecível! A foto foi tirada durante a nossa viagem recente, em um dos mercados de especiarias em Dubai. Vamos à receita:

Risotto alla Milanese
3 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de cebola picadinha
1/2 xícara de vinho branco seco
1 xícara de arroz arbóreo ou carnarolli
3 xícaras de caldo de legumes
Por volta de 7 estigmas de açafrão
Sal
Pimenta do reino
Queijo parmesão ralado grosso
Aqueça uma colher de manteiga, junta a cebola e refogue até dourar. Acrescente o arroz e mexa até que fique transparente (soltando um caldinho branco). Coloque o vinho, mexendo sempre, até evaporar completamente. Junte os estigmas de açafrão. Acrescente conchas do caldo de legumes uma a uma até que o arroz fique al dente, mexendo sempre. porve para verificar o ponto do arroz enquanto prepara. Tempere com sal e pimenta e desligue o fogo. Coloque o restante da manteiga para finalizar. Sirva com queijo parmesão ralado. Um acompanhamento versátil para carnes vermelhas, e a maneira mais simples de se utilizar o açafrão.

3 comentários:

  1. Essa receita parece ser bem fácil, vou experimentar em breve. Depois volto para dizer como ficou.

    ResponderExcluir
  2. O difícil é o açafrão... Eu não tenho coragem de comprar no Brasil. É ridiculamente caro. Mas existe o açafrão em pó... Açafrão é o ouro vermelho.

    ResponderExcluir
  3. Pensei em fazer aqui em Laranjal... Quem disse que tem açafrão (em pó ou estimgas) aqui?

    ResponderExcluir