sábado, 22 de janeiro de 2011

Torta Crocante de Camarão

Torta de camarão é uma das especialidades da minha avó Lúcia, e um dia ainda consigo fazer com que ela me ensine.Enquanto isso, resolvi procurar uma receita para chamar de minha. Encontrei no blog Simplesmente Delícia e adaptei um pouquinho. A receita, que leva alho poró, é leve e surpreendente, sendo a sua parte mais complicada lidar com a massa phyllo: um verdadeiro desafio culinário (pelo menos para mim!). Vamos à receita:
Torta Crocante de Camarão
1 caixa de massa phyllo
300g de camarão limpos e sem casca
5 talos de alho poró
suco de 1 limão siciliano
50ml de vinho branco
60g de manteiga
300g de creme de leite fresco
2 ovos + 2 gemas
Sal e pimenta do reino
Deixe os camarões marinando no suco de limão e no vinho branco por aproximadamente 20 minutos (certifique-se de que estão limpos mesmo!). Lave os talos de alho poró e corte em rodelas bem finas, descartando a parte verde. Refogue em 20g de manteiga, até desmanchar, e deixe esfriar à parte. Pré-aqueça o forno a 210ºC.
Escorra os camarões. Em uma panelinha ferva o líquido da marinada até que ele reduza a 2/3 do volume. Deixe esfriar. Em uma tigela, bata os ovos, as gemas e o creme de leite levemente. Tempere com sal e pimenta e junte o líquido da marinada, o alho poró e os camarões. Reserve.
Derreta o restante da manteiga. Unte com um pincel uma forma de aro removível de 24cm de diâmetro. Abra a massa phyllo com cuidado depois de descongelada de acordo com as instruções da embalagem. Pegue uma folha de cada vez, pincele com a manteiga derretida e disponha sobre a forma. As folhas devem ser sobrepostas como em um leque. Deixe a ponta de cada folha "sobrar" para fora da forma. Cubra a massa phyllo que não estiver sendo manipulada com um pano de prato úmido: ela resseca muito facilmente!
Uma vez que tenha disposto toda a massa, coloque com cuidado o creme de camarões. Dobre as pontas que sobraram para fora por cima da torta, como em um envelope. leve ao forno até dourar (no meu forno demorou por volta de 40 minutos, no blog da Flávia demorou 25... ou seja...). Sirva com uma salada verde ou com uma salada de tomates. Ficou simplesmente delícia!

8 comentários:

  1. HUUUM DEVE SER UMA DELICIA,

    PARABENS PELO BLOG!!!
    BJOS
    ps: ja estou te seguindo... me siga tambem
    licequedisse.blogspot.com
    e
    enoisnacozinha.blogspot.com
    facebook: É nóis na cozinha
    twitter: @enoisnacozinha

    ResponderExcluir
  2. oi Alice! Obrigada por seguir o blog.
    Vou dar uma olhadinha nos seus... e deixo uma mensagem lá!
    um abraço
    Paula

    ResponderExcluir
  3. Oi Paula, essa massa pode ser substituída por alguma folhada? Acho que não vou encontrar na minha cidade...mas já comprei uma que vem num rolo, pensei de cortar os pedaços e dispor na fôrma como vc explicou! Será que dá certo?

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. oi Maria Cristina. A massa phyllo é mesmo complicada de encontrar... Acho que a torta vai ficar sim gostosa com massa folhada... Acho só que como esta massa é mais grossinha... talvez vc devesse não colocá-la em leque, mas sim cobrir o fundo e as laterais... sem complicar. O recheio é uma delícia. Tente e depois quero saber dos resultados!
    um abraço
    Paula

    ResponderExcluir
  6. Ah paula, nessa torta deu vontade de tomar uma injeção de polaramine pra poder comer... hummm

    ResponderExcluir
  7. Acho que dá para fazer com haddock defumado. Será que vc pode comer? Vou testar o recheio em outra configuração... ver se dá certo... e aviso.

    ResponderExcluir
  8. Oi Paula, vi no seu blog que têm vários tipos de massas pra quiche. Na sua opinião qual a massa ideal pra um empadão?? Aguardo sua dica, beijinhos.

    ResponderExcluir