Cestinha de Bacalhau
(para fazer 4 cestinhas)
4 folhas de massa phyllo
20g de manteiga derretida
1 posta de bacalhau dessalgada
1 cebola picadinha
2 colheres (sopa) de azeite
2 batatas médias
1/2 xícara de salsinha
2 tomates concassé*
2 xícaras de molho branco (béchamel)**
Sal e pimenta do reino
Desfie o bacalhau tomando o cuidado de separar os espinhos. Derreta a cebola picada no azeite e junte o bacalhau, refogando um pouco. Cozinhe as batatas até que fiquem macias (40 minutos). Descasque e amasse levemente com as mãos. Junte o bacalhau refogado e as batatas. Acrescente os tomates, a salsinha e o molho branco. Misture até obter um creme espesso e homogêneo. Verifique pimenta e sal e tempere.
Com a massa phyllo já descongelada, comece a forrar as panelinhas (ou podem ser aquelas forminhas caneladas brancas que todo mundo tem!). Divida cada folha em 4 pedaços, pincele com manteiga e coloque-as sobrepostas, as pontas cada uma em uma direção. Coloque o recheio e dobre as pontas como em um envelope. Leve ao forno pré-aquecido por 30 minutos ao até a massa dourar.
* Tomate concassé é o tomate sem pele e sem sementes cortado em cubinhos.
** Molho béchamel é um molho branco. Ele serve como base para muitas receitas... e eu costumo fazer sem usar medidas... Junte quantidades iguais de manteiga e farinha (esta a medida importante!). Derreta a manteiga e vá acrescentando a farinha aos poucos, mexendo sempre. Você vai obter uma massinha de cor caramelo. Acrescente o leite aos poucos, sem parar de mexer. Tempere com sal, pimenta e nóz moscada. Caso goste, acrescente um pouco de queijo parmesão ralado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário