quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Estrogonofe

Há algum tempo notei que as receitas mais simples são aquelas que mais acessos geram no blog... E por isso eu, que muitas vezes deixo de postar uma receita por ela não ser sofisticada, finalmente me decidi por postar o Estrogonofe. Houve um tempo em que Estrogonofe era muito chic. Depois veio o Estrogonofe de frango, e depois ainda o de camarão. Nos anos 80 podia tudo, inclusive pegar um prato russo, cometer um sacrilégio... e zaz! Mas não é que é uma delícia e super fácil de fazer? Esta receita é da Patrícia Abbondanza, do Portal Taste, e se escreve Estrogonofe mesmo, por se tratar da adaptação brasileira. Vamos lá!

Estrogonofe

400g de alcatra/ filé mignon cortada em cubinhos
2 colheres (sopa) de azeite/ óleo de canola
1/2 cebola picadinha
4 colheres (sopa) de conhaque
2 colheres (sopa) de molho inglês
6 colheres (sopa) de ketchup
400 ml de creme de leite fresco
1 xícara de champignon/ cogumeslos paris frescos
Sal e pimenta do reino

Em uma panela grande aqueça o óleo ou azeite. Doure os cubinhos de carne, mexendo o mínimo possível para não formar água (o que faz com que a carne perca o sabor). Retire a carne da panela e reserve. na mesma panela, doure a cebola. Volte a carne, regogue um pouco e verta o conhaque. Caso saiba como fazê-lo (não é nada complicado, só colocar fogo com cuidado), flambe. caso não tenha coragem, ferva e deixe reduzir até metade do líquido. Coloque o molho inglês, o ketchup e os cogumelos e mexa um pouco. por fim, junte o creme de leite e tempere com sal e pimenta. Sirva com arroz branco e batata palha. Desta vez servi com uma Batata Prilgles... Estava com um desejo...

3 comentários:

  1. Hoje tb[em rolou estrogonofe na minha cozinha... mas desta vez foi de frango!

    beijo, Glau

    ResponderExcluir
  2. Olá sou a Maria Teresa e tenho 12 anos,adorooo o seu blog e o jeito como vc escreve!
    Tenho um blog também, e adoraria que vc entrasse para conferir, me siga e me deixe um coment's!

    Espero sua visita!
    Um beijo

    www.ligadissimas.com

    ResponderExcluir
  3. oi Maria Teresa... já fui espiar o seu blog... E estou pasma! Você não pode ter 12 anos! Parabéns!!!!!! Muito legal!
    Vou seguir e logo deixo recadinhos!
    beijos
    Paula

    ResponderExcluir