Este Shimeji é uma verdadeira receita coringa. No almoço, este sábado, usei como um acompanhamento para a carne, no caso um medalhão de alcatra. E ele combinou perfeitamente com o puré de mandioquinha... um dos favoritos da casa. Mas não se engane! Ele pode ser servido como uma entrada, bem como nos restaurantes japoneses, e pode mesmo rechear (já usei uma versão para rechear lulas). Enfim, uma receita fácil de preparar que eu não podia deixar de compartilhar... O segundo acompanhamento perfeito... e ainda faz vista. Vamos à receita:
Shimeji
300g de shimeji
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 xícara de saquê mirim (melhor o licoroso)
1/2 xícara de shoyu (não pode ser light)
4 colheres (sopa) de cebolinha
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de açúcar
2 colheres (chá) de sal
Limpe o shimeji separando os talos. Em uma frigideira derreta a manteiga. Junte o shimeji e mexa ate que ele solte um caldo e reduza consideravelmente de tamanho. Junte o saquê, o shoyu e o açúcar. Mexa até que fique em ponto de calda. Experimente o sal (junte somente se achar necessário, já que o shoyu é muito salgado) e acrescente a cebolinha cortada na diagonal. Sirva imediatamente.
Ola Paula.
ResponderExcluirNão sei bem como cheguei ao seu blog, mas eu o achei muito fofo, com ótimas receitas e de muito bom gosto. Estarei sempre por aki.
oi Dricka, que ótimo!
ResponderExcluirmande notícias dos seus progresos culinários!
abs
Paula
Oi Paula, adoro suas receitas! Já preparei várias que ficaram uma delícia! Vc já postou a receita do puré de mandioquinha por aqui? Procurei e não achei...
ResponderExcluirBeijos
oi Maria Cristina. A receita de puré de mandioquinha faço tão no olho que nunca postei... Cozinho a mandioquinha até ficar macia, descasco, passo no mixer (ou aqueles espremedores de batata já bastam...) e coloco leite, manteiga e um pouquinho de queijo. O queijo varia conforme o que estiver na minha geladeira. No puré de batatas ouso mais. Cream Cheese... Parmesão...
ResponderExcluirbeijos