quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Quiche Lorraine

Finalmente uma quiche para o blog! A primeira tentativa sem supervisão (sim, com a cozinheira do lado é fácil) há algumas semana foi parcialmente mal fadada: nas palavras do meu marido... estava uma delícia, mas não dava para colocar no blog! - Também fui gulosa! Quis começar logo fazendo duas ao mesmo tempo, uma de alho poró e outra de funghi. E ficaram bem feias! A de hoje, justamente, a primeira quiche que todo mundo deve aprender a fazer, sem mais, a original. Vamos para a receita do blog Pitadinhas... que está dentre os meus favoritos!


Quiche Lorraine (Pitadinhas)

(para a massa)
200g de farinha de trigo
90g de manteiga gelada
1 ovo
1 colher (sopa) de água gelada
1 pitada de sal

(para o recheio)
1 e 1/4 xícara de creme e leite fresco
3 ovos
6 fatias de bacon
100g de queijo gruyère ralado grosso
Sal
Pimenta do reino
Noz moscada

Coloque a farinha em um recipiente grande e deixe um buraco no meio. Bata o ovo com água e sal levemente e coloque no centro da farinha. Acrescente a manteiga gelada cortada em cubinhos. Misture com a ponta dos dedos (a manteiga irá derretendo) até obter uma massa. Deixe descansar na geladeira por 20 minutos. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Abra a massa com um rolo (use o truque do saco plástico: nunca falha!*) e forre uma assadeira de fundo removível. Com um garfo faça pequenos furinhos no fundo. Leve para assar por 7 minutos. Rasgue as fatias de bacon com as mãos e leve a uma frigideira para fritar ligeiramente. Retire e coloque em papel para absorver o excesso de gordura. Bata os ovos com um fuet e acrescente o creme de leite fresco. Tempere com o sal, a pimenta e a noz moscada. Retire a massa do forno e arrume sobre ela o bacon frito e o queijo ralado grosso. Acrescente o creme de ovos e leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos ou até firma recheio e a torta estar levemente dourada. Sirva com uma saladinha! E coitado do meu marido que chega em casa... eu ainda no consultório... e encontra esta uma quiche esperando com bilhete e tudo!

* truque do saco plástico: pegue um saco plástico grande e polvilhe a parte de dentro com farinha. Coloque dentro dele a massa e passe o rolo sobre o saco como se estivesse abrindo a massa normalmente. Não grudará de jeito nenhum! Abra o saco... tire a massa... e pronto!

Um comentário: