sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Pudim de Haddock

Este final de semana o ...de Salto Alto na Cozinha foi à praia... literalmente! Levei esta receita já pronta de São Paulo... é verdade. Muito trabalhosa para uma cozinha ainda desconhecida! Mas já as próximas 2 foram preparadas integralmente al mare! Era só o que me faltava: ter que incluir uma panela wok na minha bagagem! Vamos à receita!



Pudim de Haddock

500g de haddock defumado
2 xícaras de leite
(o suficiente para cobrir o haddock)
1/2 cebola picadinha
5 tomates inteiros
3 ovos
1 xícara e 1/2 de leite
1 xícara e 1/2 de creme de leite fresco
3 colheres (sopa) de farinha
100g de queijo parmesão

Coloque o haddock em pedaços em uma panela e cubra com leite. Deixe ferver e conte 3 minutos. Jogue fora o leite e passe o haddock em água fria, evitando assim que continue cozinhando. Doure a cebola na manteiga, acrescente os tomates picados em cubinhos e refogue o haddock. Ele vai "desmanchar" aos poucos, como se tivesse sido desfiado. Em outra panela, derreta mais um pouco de manteiga e doure a outra metade da cebola. Aos poucos, vá juntando as colheres de farinha e o leite, mexendo sempre, de modo a obter uma massinha e depois um creme. Acrescente o creme de leite fresco e o queijo ralado. verifique o sal (esta é uma base de molho branco bem simples, mas saborosa e útil no preparo de várias receitas!). Espere que o haddock e o molho branco esfriem. Bata o haddock no liquidificador e, em seguida, verta em um recipiente grande. Junte o molho branco e 3 gemas e misture. Bata as claras em neve e junte a mistura, mexendo suavemente até obter a homogeneidade. Em uma forma untada com óleo e farinha de rosca (eu usei uma folha de papel manteiga no fundo para garantir) despeje a mistura. Leve ao forno pré-aquecido (180ºC) para banho Maria por 50 minutos coberta (tampa ou papel alumínio) e por 10 minutos para dourar descoberta.


Pode ser servido frio, acompanhado de saladas e até mesmo ovas de salmão (uma delícia) ou quente, como uma entrada acompanhado de molho rosé. Os restinhos foram devidamente reaproveitador e transformados em uma espécie de "casquinha de haddock" e gratinados no forno no dia seguinte. E claro... o haddock pode ser substituído por bacalhau (sinceramente o haddock está com preços ótimos), devendo, neste caso, ser desfiado manualmente e não no liquidificador.

Miriam, olhe só a sua louça da praia que linda! Adorei: Noritake Folkstone - muito chic! Quero uma destas para mim! Obrigada por tudo!

Um comentário: