domingo, 4 de dezembro de 2011

Dicas para ovos perfeitos: omelete e ovo poché



Faz já algum tempo que não escrevo... Não tenho me dedicado muito à cozinha e ainda menos ao blog. Sim, o final de ano é uma loucura para todos nós! Então resolvi escrever dois posts (este e o próximo) contendo dicas. As dicas deste post são sobre ovos - eu simplesmente adoro! Sanduíche de ovos, ovos quentes, omeletes, ovos poché e ovos mexidos estão entre os meus favoritos... Isto sem contar todas as milhares de receitas que levam o "bendito" ingrediente. As omeletes são uma ótima solução quando estamos sem tempo nenhum e ainda por cima com a geladeira vazia, mas cuidado: uma omelete mal feita pode ser uma tragédia, enquanto uma omelete um pouquinho caprichada pode até render alguns elogios. Sobre os ovos poché... Eu nem ao menos tentei fazer ovos poché antes de comprar este utensílio maravilhoso. Sim, colocar um ovo cru intacto em uma panela com água fervendo nunca me pareceu uma boa idéia. Dois problemas resolvidos com as dicas deste post!



Vou falar primeiro dos Poach Pod (ou poucheuse, em francês). Os Poach Pods são utensílios de cozinha para se preparar ovos poché. Feitos de silicone flexível, eles podem ser ainda utilizados como forminhas para se assar ou moldar outros ingredientes. Basta untar com manteiga ou óleo os pods, aquecer 3 dedos de aguá em uma panela ou frigideira grande até o ponto que antecede a fervura, quebrar um ovo sobre cada pod e os colocar  "flutuando"na água. Cubra a panela com a tampa e deixe cozinhar por entre 4  e 6 minutos (a perfeição foi obtida aos 5 minutos na minha casa). Remova os pods da água com uma escumadeira e os ovos do pod delicadamente com uma colher. Agora é só acrescentar sal e pimenta moída na hora. Você pode comer seu ovo poché com uma torrada, colocar em um sanduíche, acompanhando sopas e até mesmo um delicioso picadinho. Os Poach Pods são vendidos nas melhores lojas de cozinha. Os meus eu comprei na Crate&Barrel ainda muito desconfiada há alguns meses atrás. Mas eles surpreendentemente funcionam! E melhor: os ovos ficam mais bonitos que os feitos través do método convencional.

Sobre as omeletes a dica não poderia ser outra: uma boa frigideira. Nunca tive uma omeleteira em casa. Prefiro as omeletes leves àquelas altas e fofinhas. A frigideira da marca Neoflam foram a melhor descoberta culinária que fiz este ano. Toda a linha é feita de alumínio fundido e recoberta com um revestimento chamado Ecolon - antiaderente a base de cerâmica. Incrível: nada "gruda" nestas panelas, sendo muito menos óleo, manteiga ou azeite necessário e, melhor ainda, são facílimas de lavar, mantendo sempre esta aparência linda.


Para preparar uma omelete perfeita comece sempre pelo recheio: separe um bom queijo (brie, cream cheese, pasta de ricota, cottage, gruyère ou emental) e um ingrediente sólido (tomates cereja, cogumelos, presunto, espinafre). Bata dois ovos levemente e verta sobre a frigideira já aquecida e levemente untada. Quando a omelete começar a ganhar consistência, mexa a frigideira para soltá-la completamente. Coloque os ingredientes no centro da omelete e dobre as duas pontas com a ajuda de uma espátula. Nada de virar ou de misturar o recheio com os ovos. Simples assim. A omelete da foto foi preparada com shimeji branco  refogado na manteiga com estragão e um pouco de pasta de ricota. Tempre com sal e pimenta. 

3 comentários:

  1. nossa agora fiquei de água na boca
    estava comendo ovos mexidos (acho impossível aguem não gostar de ovos são muito bons) agora pouco enquanto eu lia o post
    muito bom (os ovos e o post)

    ResponderExcluir
  2. Poxa, queria ver fotos de como os ovos poché ficam usando essas forminhas...

    ResponderExcluir
  3. Loly. A foto no topo do post é de um ovo poché usando a forminha. Agora que estou com mais prática... veja o resultado no post dos Eggs Benedict. Acho que vale bem a pena! beijos

    http://desaltoaltonacozinha.blogspot.com.br/2012/04/eggs-benedict.html

    ResponderExcluir