segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Posta de Bacalhau sobre Velouté de Agrião


Acho que não seria justo com a revista Contigo! Se eu não revelasse que foi de lá que partiu a minha inspiração, ou melhor, a minha "fome" para esta receita. Estava na academia e vi a fotografia  deste prato... Mas e para lembrar a receita? Fiz a minha versão usando mais ou menos os mesmo ingredientes... e ficou uma delícia, além de bonita. Perfeita para comemorar mais uma conquista minha e do meu marido! Muitas comemorações neste final de ano... Uma dica: Esta posta de bacalhau eu comprei dessalgada e ultra-congelada. Escutei há poucos dias o Alex Atalla no rádio, naquele programa "Tira Gosto" da Eldorado (rápido e ótimo, como todo tira gosto deve ser!),  que o bacalhau, mesmo dessalgado, deve ser dessalgado... A única diferença é o tempo. Vai saber! Este precisou ficar 4 horas de molho... Vamos à receita!

Posta de Bacalhau sobre Velouté de Agrião

1/2 maço de agrião
2 xícaras de caldo de legumes
2 postas de bacalhau grandes
2 dentes de alho amassados
Alecrim
2 talos de palmito pupunha fresco  
Muito Azeite
Pimanta do reino
Sal

Inicie o preparo pelo velouté de agrião: bata o agrião, um pouco do caldo de legumes e 2 colheres (sopa) de azeite no processador de alimentos ou liquidificador, até obter uma pasta. Leve à panela por alguns minutos para cozinhar com o restante do caldo de legumes até obter a consistência de um molho. Verifique o sal e reserve. Após ter dessalgado o bacalhau (4 horas de for dessalgado/ de um dia para o outro trocando a água sempre se não for), tempere-o com alecrim, alho, sal e pimenta. Leve ao forno pré-aquecido em temperatura média (280ºC) até que fique dourado e borbulhando (no meu forno da praia demorou uns 40 minutos). Corte o palmito em pedaços grandes, abertos ao meio, deixe no forno envolto em papel alumínio até que fique macio. Passe em uma frigideira com um pouco de manteiga para dourar. Montagem do prato: Coloque o velouté de agrião no fundo do prato. Coloque os pedaços de palmito uns do lado dos outros, formando uma espécie de "caminha"para a posta. Deite a posta sobre os palmitos. Decore com raminhos de agrião. No quadro abaixo as minha helicônias. Não é lindo este quadro?

Um comentário: