sexta-feira, 15 de julho de 2011

Terrine de Pinhão


Encontrei esta receita por mera coincidência, enquanto procurava novas idéias para terrines. O meu marido adora pinhões... e não é que há um Festival do Pinhão em Campos do Jordão. Pois então. Nunca experimentei o prato, só tendo visto a receita (chef José Reis Dias)... então não sei bem ao certo se funcionou... Se era para ficar assim mesmo. Fácil de fazer... criativa... com a cara do inverno (que inverno?) mas sinceramente: sem graça. Meu marido disse: Eu gostei. Pode colocar no blog. Então aí vai.

Terrine de Pinhão

500g de pinhão
400g de ricota fresca
500ml de creme de leite fresco
50g de cebola
50g de tomate sem pele nem sementes
50g de queijo parmesão ralado
6 ovos inteiros
Sal

Creme de Brie
50g de salsinha picadinha
400g de queijo Brie
100ml de leite

Cozinhe os pinhões no vapor e retire as cascas (ou compre-os já neste estado). Corte-os em pedaços pequenos. Junte com os demais ingredientes e bata no liquidificador até obter uma pasta (consistência de paté). Esta quantidade de paté dá para uma terrine bem grande. Caso você tenha uma forma de bolo inglês, sugiro preparar um pouco mais que a metade somente. Verta a pasta sobre uma forma untada com azeite e leve ao forno pré-aquecido (200 ºC), em banho maria, por aproximadamente 1h30.
Coloque o brie sem casca em uma frigideira juntamente com o leite. Deixe ferver. Bata até obter um creme. Acrescente a salsinha. Sirva a terrine e o creme de brie quentes. Decore com pedaços de pinhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário