sábado, 20 de novembro de 2010

Tapioca de Carne Seca


A tapioca foi uma grande descoberta deste ano. De quando em vez venho com um saquinho da feira para preparar quando dá uma fominha, como uma entrada, aperitivo ou mesmo uma refeição leve, e até no café da manhã. Nada melhor que aquelas tapioquinhas de hotel nordestino no café da manhã, certo? Uma espécie de panqueca feita com fécula de mandioca, verdadeira goma, com recheios que podem ser os mais variados... os preferidos aqui em casa tapioca de carne seca com queijo coalho e tapioca de queijo e mel. Vamos a receita!
500g de tapioca
500g de carne seca
1/2 cebola raladinha
1/2 copo de requeijão
100g de queijo coalho em cubos
2 colheres (sopa) de salsinha
Pimenta
Azeite
Deixe a carne seca de molho em água fresca de um dia para o outro na geladeira para dessalgar. troque a água quando possível. Leve à panela de pressão coberta por água por 40 minutos. Separe a gordura e desfie. No azeite, refogue a cebola até desmanchar. junte a carne e o requeijão e mexa até obter uma massa uniforme. Coloque a salsinha, o queijo e a pimenta e mexa até que este comece a derreter. Experimente o sal.
Aqueça uma frigideira. Coloque a farinha de tapioca sobre a frigideira com o auxílio de uma colher, fazendo uma camada fina. Uma vez que a panqueca comece a levantar, isto é, a soltar da frigideira, vire de lado. Acrescente e espalhe bem o recheio. Dobre na metade, pressione com a espátula e sirva imediatamente. Acrescentar manteiga é sempre uma boa idéia.

5 comentários:

  1. oi, aqui em casa, como bons cearenses, adoramos tapioca. sempre fazemos no café da manhã (pelo menos 3 x por semana). minha filhinha gosta só com manteiga ou requeijão, meu filhinho com queijo, meu marido sem nada (só com uma pitadinha de sal) e eu, como boa apreciadora, gosta com queijo e presunto ou queijo e leite condensado (este último qdo quero por o pé na jaca e começar o dia sem dieta, kkkkk). adoro suas receitas e já te sigo a um tempinho.
    bjs,
    mara
    www.popsbites.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. oi, Mara. Obrigada!
    Vou tentar alguns outros recheios por conta das suas sugestões! Também não me canso das tapiocas! Já dei uma olhadinha no seu blog... ótimo ter mais uma fonte de boas idéias!
    abs
    Paula

    ResponderExcluir
  3. Paulinhaaa!!
    Obrigada pela homenagem Nordestina!! rs rs!!

    Amo tapioca!! Você está de parabéns pois todos reclamam que é dificil fazer... eu não acho!!

    Faça um teste com doce!! Doce de leite e leite condensado... fica maravilhoso!!

    Tô indo para Bahia e vou trazer tapioca legitimamente bahiana pra você!! rs

    bjs Dani PUC-SP

    ResponderExcluir
  4. Hummmmm quero só ver!
    É mesmo uma delícia... nunca tinha feito... só experimentado pela viagens afora!
    Obrigada por sempre acompanhar o blog, Dani!
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Paulinha!

    Acompanho sempre!! E como já disse suas receitas são maravilhosas!! Está de Parabéns! rs rs!

    Você já fez abobrinhas recheadas?! Fica uma delícia! Fácil de fazer e não muito calórico vai depender de alguns ingredientes que achar..

    Se gostar e quiser experimentar, me manda algum email para te enviar a receita!!

    bjs Dani

    ResponderExcluir