sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Truta com Crocante de Amêndoas

Mais uma sexta- FEIRA (o dia em que compor peixe pela manhã na feira.... delícia). E desta vez o peixe escolhido foi uma truta... que estava maravilhosa, por sinal.... e como eu ainda tinha algumas amêndoas laminadas em casa.... Lá vai a receita:

Truta com Crocante de Amêndoas
4 trutas frescas em filés sem pele e sem espinhos
100g de amêndoas laminadas
100g de farinha de trigo
1 ovo
10g de maisena
150ml de água gelada
1 cubo de gelo
Sal e pimenta moídos na hora
Óleo suficiente para fritar

Tempere os filés com sal e pimenta. Junte todos os ingredientes, com exceção do gelo e das amêndoas, e misture até obter uma massa homogênea, na consistência de uma massa para panqueca. Junte o gelo. Coloque o óleo para aquecer enquanto passa os filés de truta na massa. Salpique as amêndoas no lado de cima dos filés e coloque para fritar. A sugestão do chef Sergio Peres, do restaurnte Nó de Pinho, Em Gonçalves - M.G. é servir com uma geléia de pimentão e um risoto de pinhão (deve ser uma delícia!) Eu me decidi por acompanhar com um purâ de mandioquinha e nada mais... ainda estou tomando coragem para abrir a geléia de Apricot da Fortnum & Mason que a Eleonora trouxe para mim de Londres! Ficou uma fritura leve... Não estou nada acostumada... mas ficou equivalente a um molhinho de manteiga...

Um comentário: