segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Tapenade de Azeitonas


Esta semana fui comprar um presente para um amigo em uma loja de cozinha... e adivinhem: encontrei também um para mim! Um mortar de porcelana da Maxwell & Willians... e desde então não parei de pensar nas milhares de receitas que viria a fazer com ele. O mortar é uma vasilha, que pode ser de pedra ou de madeira e serve para, com o auxílio de um pilão do mesmo material, amassar diversas substâncias, tais como sementes ou temperos. Apesar de não gostar nem um pouco de azeitonas (este o desafio a ser superado hoje), preparei uma tapenade bem ao gosto do meu marido. Não é que acabei gostando? A tapenade é uma receita de origem provençal (isto é, francesa). Esta receita foi retirada do blog Closet Cooking, o achado deste final de semana com receitas e fotografias maravilhosas. Vamos lá!

Tapenade de Azeitonas

2 xícara de azeitonas pretas
1 colher (chá) de alcaparras
4 filés de anchova
2 dentes de alho
1/4 de xícara de azeite
1 colher (sopa) de salsinha
Suco de 1/2 limão siciliano
Pimenta


Lave bem todos os ingredientes. Pulse metade das azeitonas, as alcaparras, as anchovas, o alho e o azeite em um processador de alimentos (mixer). Caso tenha um mortar, esmague estes ingredientes com um pilão até obter uma pasta homogênea. Junte o suco de limão, a salsinha e a pimenta, bem como o restante das azeitonas, picadas em pedaços bem pequenos. A tapenade pode ser servida como uma entrada, com pedacinhos de pão, como fizemos, ou ser usada como um acompanhamento para peixes, por exemplo, que pretendo experimentar em breve.

3 comentários:

  1. Sabe que dá até vontade de experimentar? eu e Carlina cozinhamos há muitos anos, juntos , principalmente depois que nos aposentamos. Por esta razão estamos aqui para lhe entregar o selinho recebido de presente. Vá lá busca quando puder. Com carinho, um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Eu também não gosto de azeitonas, mas comi um Tapenade de Azeitonas maravilhoso por aqui. Quando eu voltar para o Brasil, vou experimentar sua receita. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Deu super certo... Servi com fatias de ciabatta, ficou ótimo.

    ResponderExcluir