terça-feira, 16 de outubro de 2012

Rabada na Guinness


Eu, na verdade, nem gosto de rabada. Sabe aqueles pratos que, mesmo sem experimentar, escolhemos não gostar. Pois então. Experimentei outro dia e achei uma delícia. Ainda mais nesta combinação de polenta e agrião. Resolvi reproduzir em casa para contentar o meu marido - que estava sonhando com uma rabada na Guiness. Tudo bem. Da próxima vez será a minha moda: vinho tinto e forno, nada de panela. Quero prepará-la como um Bouef Burguignon, colocando a panela inteira no forno por horas e horas. A comparação ficará para outro post! Um desafio. E eu ainda consegui fazer o meu primeiro caldo de carne a partir desta rabada... depois posto as fotos! Vamos à receita!

Rabada na Guinness

1,8 kg de rabo de boi
2 cebolas picadinhas
2 cenouras em rodelas
1 talo de salsão
1 lata de extrato de tomate
(ou substitua por uma lata de tomate pelati)
2 latas (440 ml cada) de cerveja preta
1 bouquet garni*
1 xícara de salsinha
Azeite
Sal e pimenta

Cubra a carne com água e ferva juntamente com  o suco de um limão durante dois minutinhos. Retire da água e, com uma faca afiada, retire o excesso de gordura (sim, esta parte do boi é muito gorda mesmo). Refogue as cebolas no azeite, junte a carne e refogue mais um pouco. Acrescente a cerveja, os legumes, o extrato de tomate e o bouquet garni. Tampe a panela e esqueça que a rabada existe! Brincadeira... verifique a cada 30 minutos, deixando o fogo baixo, mexendo um pouquinho e acrescentando água caso necessário. A minha ficou cozinhando umas cinco horas. Está pronta quando a carne começar a soltar do osso. Tempere com sal e pimenta. Sirva acompanhada por polenta e agrião!


*bouquet garni: tradicional da culinária francesa... é só juntar um punhado de temperos, amarrar com um fiozinho e deixar no molho durante o cozimento. Depois separe. Desta vez eu usei tomilho, alecrim,  manjericão e louro.

5 comentários:

  1. saudades dos seus posts!!!!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!!!

    Passei para fazer uma visita e parabenizar peas delícias aqui apresentadas.

    Vamos seguir uma a outra?
    Omeu é ww.profetizandotudoposso.blogspot.com.br

    Abraços e feliz semana!

    ResponderExcluir
  3. Oi....o blog não vai ser continuado??? Gostava tanto...

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá queridos leitores afoitos.
    Não costumo fazer isso, mas desta vez saí de "férias" e nem avisei!!!!
    Voltei cheia de idéias para novos posts e até algum material já preparado, mas estou um pouco atrapalhada com o final de ano.
    Nesta semana mesmo devo retomar os posts e seguir com o blog normalmente!!!!
    Não se preocupem! Hoje mesmo encomendei duas paletas de cordeiro enormes para um jantar de fim de ano em casa!!!! Acho que serão vários posts de convidados, inclusive! Obrigada pelo carinho! Paula

    ResponderExcluir