terça-feira, 26 de outubro de 2010

Quiche de Funghi

Basta um problema com a internet e... É um tal de desconfigurar a rede, nada de wireless, e o blog... Que complicação! Os problemas ainda não foram resolvidos, é claro, mas eu não poderia deixar de postar esta quiche alta que fiz hoje. Definitivamente. É uma das versões da receita do Olivier Anquier que encontrei na internet (encontram-se algumas, acredite se quiser!). Ele recomenda que se faça toda a massa de uma vez, e que se congele o restante para as próximas quiches. Fiz isso. Usei 1/4 da receita para preparar uma, então você pode fazer 1/4 da receita caso não queira ter um "estoque" de massa! Prometo que assim que eu asse a próxima, atualizo o post e conto se de fato funcionou. Vamos à receita:

Quiche de Funghi


(massa):
1kg de farinha de trigo
400g de manteiga (gelada)
300ml de leite (temperatura ambiente)
1 colher (chá) de sal
Em uma tigela coloque a farinha, o sal e a manteiga gelada cortada em pedaços. Misture com a ponta dos dedos delicadamente até obter uma espécie de farofa grossa (ela terá o tom da manteiga). Coloque o leite aos poucos, e mexa com a ponta dos dedos até que se torne uma massa homogênea. feito isso, tire da tigela e passe papel filme, e coloque na geladeira por pelo menos 2 horas (é aí que as receitas diferem muito!). Separe parte da massa (1/4 é uma medida segura para uma quiche só) e abra sobre uma superfície untada com farinha (eu, mais uma vez usei o truque do saco plástico*). Coloque a massa sobre a forma de fundo removível já untada com manteiga. Truques: Dobre a massa aberta em 4 partes. Coloque a massa sobre a forma e desdobre delicadamente. Para que a massa encoste na forma use as laterais dos dedos. Retire os excessos das laterais da forma e, para que o acabamento fique retinho, passe o rolo por cima das bordas da forma. Faça furinhos com um garfo no fundo da forma para que a massa não estufe. Passe ao preparo do recheio.


(recheio):
5 ovos
150g de queijo emmental ralado
150g de mussarela ralada
300ml de leite
300ml de creme de leite
Sal
Pimenta do reino
130g de funghi seco

Coloque o funghi de molho em um recipiente com água quente por aproximadamente 30 minutos. Descarte a água e, colocando o funghi em uma peneira, passe água corrente para garantir que, além de hidratado, o funghi está limpo. Refogue no azeite com um pouco de alho amassado e reserve. Em uma tigela, quebre os ovos peneirando as gemas (para evitar aquele gosto de ovo). Bata levemente e, com um fuet, e junte os queijos, o leite e o creme de leite. Misture bem e, por fim, junte o funghi. Confira o sal e tempere com pimenta. Coloque esta mistura sobre a massa e leve ao forno pré-aquecido (180 ºC) por 40 minutos. O forno deve ser pré-aquecido, sempre, em temperatura superior.

2 comentários:

  1. Paula, adorei seu blog!
    Te entendo muito quanto à cozinha pq faço mesmo! Amo cozinhar e receber amigos em casa! O marido que o diga, já ganhou alguns quilinhos!
    Escrevo um blog também: www.depoisdosim.com
    Conheça quando puder!
    Vou te colocar nos meus favoritos!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Gostei de passar por aqui, tem receitinhas para eu experimentar, esta Quiche é uma delas.
    Lu

    ResponderExcluir