segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Papinhas Gourmet

Carne, macarrão, beterraba, feijão branco e quinoa
Peixe, mandioquinha, abobrinha e grãos de trigo
Até o último minuto fiquei na dúvida de se deveria postar as fotos que eu vinha tirando das papinhas da minha filha aqui no blog. Papinha é comida? Combinação de ingredientes é receita? Resisti bravamente até que as amigas com filhos pequenos começaram a pedir… e eu pensei: "Não foi justamente este o motivo de eu começar a fazer o blog?". Pois então vou cometer este pequeno deslize gourmet e fazer um post sobre as comidas que venho preparando para a Luísa. E um post é o suficiente, porque não há nada mais fácil que preparar uma boa papinha...

Carne, arroz de sete grãos, brócolis e grão de bico
Frango, polenta, agrião e lentilha
A alimentação dela, seguindo a orientação da nossa pediatra, teve início com as papinhas de fruta, quando ela estava com 5-6 meses e eu planejava o fim da amamentação exclusiva. As papinhas salgadas começaram por volta do 7º mês, primeiro peneiradas (e eu confesso que usei o mixer quando fui vencida pelo cansaço!), depois bem amassadas - por volta do 8º mês, cheias de pedacinhos - por volta do 9º mês, e como comidinha de verdade (com ingredientes separados) a partir do 10º mês. É claro que esta lógica varia muito de pediatra para pediatra - o meu intuito com este post é dar idéias de combinações de papinhas e não orientar a alimentação como um todo… A questão é, depois de muito experimentar, achei algumas combinações que ficam mais saborosas porque se parecem com as combinações que fazemos, como adultos, nos nossos pratos. Estas combinações podem ser prepradas para qualquer fase da alimentação que o bebê estiver - basta peneirar, amassar muito, só um pouco ou servir separadamente. Entenderam?

Frango, arroz, cenoura e ervilha
Carne, arroz, abóbora, feijão preto e couve

O tempero, isto é, a base para todas as preparações varia conforme a casa e as indicações do pediatra (mais uam vez). Eu usava cebola, alho e azeite e fazia um refogadinho. Não adicionei sal algum até ela completar 10 meses - quando comecei a fazer a transição da comida dela para a a comida da casa. Ela continua comendo pouco sal, mas ainda assim… Não é recomendável congelar nenhuma comida já salgada. O congelamento potencializa o gosto do sal e a comida pode ficar até amarga. A papinha é cozida até os ingredientes ficarem macios. Como ca´qqaadfv31O(W!klyda um tem o seu ponto… é difícil estabelecer um tempo certo. Com a prática passei a cozinhar separadamente os ingredientes mais duros, como os grãos ou a beterraba, por exemplo. Usar caldos feitos em casa ao invés de água também é uma ótima dica e ajuda dar ainda mais sabor. Quando o cozimento estiver terminado, sugido colocar todo o conteúdo em uma assadeira para esfriar e também para amassar. É muito mais prático para distribuir uniformemente entre os potinhos para congelamento. Estas embalagens da OXO foram as minhas escolhidas. Luísa está com 1 ano e ainda uso muito para congelar ingredientes separados, levar frutas já cortadas e descascadas para passear. São ótimas. Na hora de servir, acrescente sempre um pouquinho de azeite: vale a pena passar em uma loja Mundo Verde para comprar diferentes tipos de óleos: linhaça, gengibre, abóbora… além do tradicional azeite de oliva. O mesmo vale para os grãos: trigo, linhaça, quinoa… Tudo uma delícia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário