quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Kibe Assado (da Noêmia)


A Noêmia é funcionária aqui de casa, me ajuda a cuidar da minha filha, cozinha, faz de um tudo. Meu verdadeiro braço direito! Logo que ela chegou, pedi que preparasse a sua especialidade. Um prato que tivesse certeza de que eu gostaria... É sempre uma boa técnica: antes de ensinar… aprender. Pois ela preparou este kibe assado que há muitos anos aprendeu a fazer com a mãe de uma antiga patroa - de família libanesa, pelo que entendi. Desde então a receita passou a integrar o menu da minha casa. Fácil de fazer, leve, e ainda pode ficar na geladeira para um aperitivo no final de semana, um lanchinho, ou mesmo para o jantar. Aprovado. Aprendi e - com uma certa ajuda na apresentação, não poderia deixar de colocar aqui no blog. Espero que gostem!

Kibe Assado

1 kg de carne moída
2 cebolas médias
1 1/2 xícara de trigo para kibe
1 maço pequeno de hortelã
2 colheres (sopa) de pinoli
Sal a gosto
1 fio de azeite

Coloque o trigo de molho para hidratar em uma tigela com água por 2 horas. Ele dobrará de volume. Reserve. Bata as cebolas em um processador de alimentos ou liquidificador. Acrescente o hortelã e o sal e bata novamente. Reserve. Coloque o trigo sobre um pano de prato, dobrando o pano como uma trouxa. Escoe toda a água até que o trigo fique seco. Misture a carne, o trigo, os temperos e o pinoli com os dedos até obter uma massa homogênea. Coloque em uma assadeira e regue com um fio de azeite. Leve ao forno em temperatura média até dourar. Sirva com uma fatia de limão e decore com folhas de hortelã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário