quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Crèpes Franceses

Crepe de queijo Brie, presunto de Parma, rúcula e azeite.
Há muitos anos frequentamos o restaurante do chef francês e muito simpático Yves Lapides em Paraty, o Le Castellet. Lá ele serve crepes genuinamente franceses (além de terrines, cozidos e outros pratos característicos), prepara azeites aromatizados maravilhosos e pães. O lugar é um charme: todo decorado no estilo da Provence - e muuuuito romântico. Inspirada na maneira de preparar crepes do Yves Lapide fiz ontem aqui em casa um festival de crepes para minha primas queridas Cathy e Eleonora. As fotos são dos dois sabores vencedores. Crepes são uma idéia fantástica para reunir os amigos: o preparo é fácil (a massa leva 15 minutos para ficar pronta), divertido (cada um pode dar a sua sugestão de recheio) e delicioso (basta ver as fotos). Você pode ainda pedir que cada um da mesa escolha o seu favorito. Os vencedores da noite de ontem foram estes dois da fotografia: o primeiro escolhido pela Eleonora e pelo Rick, o segundo por mim e pela Cathy.

Crèpes Franceses

1/2 litro de leite
50g de manteiga
250g de farinha de trigo
1 pitada de sal
4 ovos inteiros
1 colher (sopa) de conhaque

Aqueça o leite até que fique morno. Junte a manteiga e misture até que derreta completamente. Misture a farinha e o sal e com um fuêt (ou batedor) misture e vá acrescentando os ovos e o leite, evitando deixar grumos de farinha, até obter uma massa bem fina. Caso se formem grumos basta passar a massa por uma peneira! Acrescente a colher de conhaque. Cubra com filme plástico e leve à geladeira para descansar por pelo menos uma hora (duas são o ideal).
Quando for servir aqueça bem uma frigideira (eu usei uma frigideira grande normal, das que tinha em casa, mas vc pode comprar um disco próprio para crepes), acrescente uma colher de café de manteiga, espalhe bem e coloque uma concha de massa para fritar. Espalhe com cuidado. Os crepes devem ficar muito fininhos. Deixe dourar e fazer bolhas, vire e frite o outro lado. Sirva imediatamente com o recheio da sua preferência. Dica: Para virar o crepe você pode usar uma espátula ( e melhor que seja uma espátula grande), mas a maneira mais prática - ainda que requeira uma certa dose de coragem, é descolar as beiradas e virar o crepe na própria frigideira... como nos filmes.
Para servir coloque aberto sobre o prato, como na foto, e acrescente os recheios da sua preferência - caso sejam quentes, na própria firgideira, e se frios no prato. Para decorar o prato o Yves lapede sempre coloca cebolas e tomates confitados - o que é uma idéia deliciosa.

Queijo de cabra, nozes, alecrim e mel.
Sugestões adicionais de recheios: Queijo muzzarella, tomates confitados e manjericão. Queijo cottage, salmão defumado e dill.

Nenhum comentário:

Postar um comentário