segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Terrine de Palmito


A ceia de Revéillon da família Porto este ano foi na minha casa (como eu já havia anunciado) - e na praia.  Como esta foi a primeira temporada no apartamento, queria que ficasse tudo uma delícia. O menu foi um exagero (ainda mais com tantas colaboradoras): Eu preparei Blinis com salmão defumado, creme azedo, cebola picadinha, salsinha e alcaparras, uma receita já tradicional na minha casa, Terrine de Palmito, que é a receita deste post, e um Brie Folhado, que eu preparei no Natal e fez tanto sucesso que resolvi repetir no Revéillon. A Lívia preparou uma Salada de Lentilhas com tomatinhos cereja, aspargos e endívias e uma Salada de Folhas Verdes com Vinagrete de Romã. Sim: ela ficou responsável pela parte supersticiosa do menu! A Vera e a Fernanda prepararam pernil, farofa e arroz e ainda um puré de castanhas, enquanto as meninas Clariana e Renata prepararam duas sobremesas: uma Mousse de Maracujá com Crocante de Bis e uma Torta de Limão. Muitas velas, conchas, areia, folhas verdes e a decoração ficou linda! Pronto. Pode estourar o champagne!
Esta receita de Terrine de Palmito eu adaptei de uma receita da Mazzô. Substituí grande parte da ricota por queijo cottage, que eu prefiro. E substituí o leite por creme de leite fresco... Ou seja: mudei tudo. A receita abaixo é a minha adaptação.

 Terrine de Palmito

8 folhas de gelatina incolor
(caso vá substituir por gelatina em pó, utilize uma colher de chá para cada folha)
2 vidros de palmito cortados em cubos pequenos
220 ml de creme de leite fresco
3 xícaras de queijo cottage
1 xícara de ricota esfarelada
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (chá) de sal
Pimenta do reino, cebolinha francesa, molho inglês

Hidrate as folhas de gelatina conforme as instruções da embalagem. Coloque a gelatina em um recipiente e junte ao creme de leite. Separe. Misture o palmito, o queijo cottage, a ricota e a cebolinha. Junte o creme de leite e a gelatina até obter a consistência de uma pasta. Tempere com o sal, a pimenta e o molho inglês. Pincele com o azeite uma forma de bolo inglês ou uma terrineira, caso possua, cubra com filme plástico deixando uma sobra de pelo menos 3 dedos para cada lado. Despeje todos os ingredientes na forma, cubra com o filem plástico e leve a geladeira por pelo menos 5 horas, até que a terrine fique firme. A Mazzô costuma servir esta terrine com uma salada verde bem vistosa e camarões. Eu decorei com a a cebolinha e com damascos e servi com as minhas outras entradas. A terrine serve 10 pessoas. Vejam que eu fiz duas!



4 comentários:

  1. QUe ceia deliciosa, Paula! Essa terrine me deu água na boca
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  2. Olá Paula,

    Conheci o seu blog hoje e fiquei enlouquecida!
    Eu amei tudo... as receitas, a decoração dos pratos, mas principalmente perceber que pessoas que não fizeram um curso de gastronomia, e trabalham em outras áreas, podem sim cozinhar muito bem.
    Me casei há pouco tempo e tive que aprender a cozinhar na marra e hoje eu amo! Vivo procurando receitas para me aprimorar e por isso gostei tanto do seu blog.
    Meu marido adora tudo o que eu faço e me estimula bastante nas minhas artes culinárias!
    Bom, por isso, vou ser uma figura constante aqui de agora em diante.
    Parabéns pelo blog.
    bjs, Camila

    ResponderExcluir
  3. Oi Camila! Obrigada pelos elogios e... bem vinda!
    Esta fase é mesmo uma delícia! Nada melhor que os elogios do marido.
    Vamos trocar receitas! beijos
    Paula

    ResponderExcluir
  4. Lylia. Esta é uma das terrines mais fáceis de fazer que eu já encontrei. E fez o maior sucesso. Recomendo.

    ResponderExcluir