segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Cheesecake - a primeira tentativa



Depois de um pequeno equívoco... um feliz equívoco, na verdade, cheguei a conclusão de que estava mais que na hora de fazer a minha primeira Cheesecake. Fui comprar uma geléia da Schwartau, uma marca alemã que tem geléias deliciosas e que eu adoro, e me perguntei: Será que a embalagem mudou? Foi só quando eu abri o pote que me dei conta de que aquilo (com todas aquelas palavras escritas em alemão) não era uma geléia, mas sim uma cobertura de cerejas. E que cobertura de cerejas! Oportunidade perfeita para o meu primeiro cheesecake. Busquei a receita no site da Kraft - a marca do Cream Cheese Philadelpia. Encontrei milhares de receitas, todas deliciosas, e escolhi a mais tradicional para começar. Adaptei um pouco... Fiz uma cheesecake um pouco mais baixinha, por medo de errar e perder todos aqueles potes de cream cheese. E sinceramente: o melhor do site são as dicas. Vou colocá-las no corpo da receita. O meu marido gostou tanto que acho que teremos vária receitas de cheesecake no blog. Vamos à receita!


Cheesecake

100g de biscoito maisena
1/3 de xícara de manteiga derretida
3 colheres (sopa) de açúcar
600g de cream cheese Philadelfia (4 embalagens)
4 ovos inteiros
1 xícara de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha

Antes de iniciar o preparo da sua Cheesecake separe todos os ingredientes, inclusive a manteiga derretida,  para que fiquem todos na mesma temperatura (dica 1). Pré-aqueça o forno a 180oC. Triture os biscoitos de maisena até obter uma farofa. Peneire esta farofa, junte as três colheres de açúcar e a manteiga derretida, e misture com os dedos até homogeneizar. Forre uma forma de fundo removível (daquelas altas) com papel alumínio (dica 2). Coloque a farofa de biscoito sobre o fundo da forma, pressionando bem. Em uma batedeira bata em velocidade baixa o cream cheese, o açúcar e a essência de baunilha. Acrescente os ovos um a um, batendo sempre (dica 3). Verta a mistura de cream cheese sobre a massa na forma. Leve ao forno por pelo menos 55 minutos. Coloque a torta na grade mais alta do forno e, para que o forno fique mais úmido, coloque também uma forma contendo água na grade de baixo (dica 4). Nunca abra a porta do forno para evitar que a cheesecake receba um choque térmico. Isto pode fazer com que a massa se rompa (dica 5). Você saberá que a cheesecake está pronta quando a superfície, com excessão da parte do centro da torta, estiverem firmes e levemente douradas. Retire a cheesecake do forno e deixe-a esfriar completamente antes de levar à geladeira (dica 6). Leve a geladeira por pelo menos 4 horas. Eu sugiro deixar de um dia para o outro. Sirva com a calda da sua preferência. Facílima de se preparar e sucesso garantido!


7 comentários:

  1. nossa, paulinha, a comida está com uma cara maravilhosa! fiquei morrendo de vontade...

    ResponderExcluir
  2. Hmmmm, promessa é dívida hein???

    ResponderExcluir
  3. Oi, Paula!
    Tenho acompanhado seu blog nos últimos meses e estou adorando!
    As coisas têm uma cara ótima!
    Quero tentar essa receita!
    Posso te pedir uma dica???
    Depois que vc monta cheesecake, como vc desenforma completamente? Como retira o fundo removível da forma?
    Pois pensei em fazer uma pra dar de presente e é chato entregar com o fundo da forma!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. oi Juliana!
    Se vc forar a forma com papel alumínio... Parece, mas não é difícil tirar a parte de baixo da forma. Só tomar cuidao para não quebrar a torta. Nada que um par de espátulas não resolva! Pode tentar sem medo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas dicas!!!
      Assim que tentar eu passo por aqui pra falar como foi!!!!

      Excluir
  5. Oi Paulinha! A cara da sua cheese cake de cerejas ficou ótima!Vou experimentar! Para a próxima,experimente fazer a com cobertura de goiabada, que era tradição na nossa casa,lembra?

    ResponderExcluir