É a segunda vez que coloco uma receita de molho pesto aqui no blog. Pois então. A primeira foi acolhida com muitos protestos, uma vez que se tratava de um pestro de rúcula e, ainda por cima, feito com nozes. Tudo bem. Nunca é tarde demais para emendar um erro. O Pesto de rúcula até que é bem gostoso, mas em nada se compara ao pesto tradicional, feito com folhas de manjericão e pinoli. O pesto pode ficar por alguns dias guardado na geladeira, sendo muito prático. Você precisa apenas garantir que ele esteja coberto por azeite e que nenhuma parte do molho fique em contato direto com o ar. Além de molho para massas, o pesto é uma delícia na salada, com tomates italianos bem suculentos, como molho para peixes, e até com um pãozinho no aperitivo. Vamos à receita:
Pesto de Manjericão
2 xícaras de folhas de manjericão
(1 maço de manjericão)
2 dentes de alho
2/3 de xícara de azeite
2 colheres (sopa) de pinoli
1/2 xícara de queijo parmesão ralado
Sal
Ferva o alho por alguns minutos para suavizar o gosto. Descasque e amasse. Junte as folhas de manjericão, o azeite e a pasta de alho e processe (eu utilizei o processador de alimentos nesta etapa porque, sinceramente, o mortar não pareceu que daria conta!). Junte o pinoli e o parmesão e triture mais uma vez (nesta etapa consegui usar o mortar!). Não triture até obter uma pasta homogênea, mas sim deixe o pesto bem irregular, para que se possa sentir os pedacinhos de pinoli. Experimente e acerte o sal. Leve à geladeira coberto por um fio de azeite e filme plástico até servir. Não aqueça o molho - o pesto é um molho sem cozimento de origem italiana (Genova). Prepare a massa de sua escolha (aconselho fortemente esta da Cassino, conchinahs perfeitas...) e pronto!
Que delícia de bloguito...
ResponderExcluirAdoro fazer essas comidinhas aqui em casa.
Essa pizza preguisoça parece ser muito boa,
vou fazer aqui em casa.
Begin
Já tinha feito a outra receita várias vezes, vou tentar essa da próxima vez.
ResponderExcluirahhhhh esta é mais gostosa! pode apostar!
ResponderExcluirda próxima vez que vc vier aqui em casa... ou lá em casa... eu faço este! acabei de preparar (com antecedência)para levar para o feriado... se ele descansa no azeite uns dias fica mais saboroso...