terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Folhado de Haddock e Alho Porró

Mais uma comemoração no ... de Salto Alto. Desta vez é minha e muito minha! Soube ainda hoje, por e-mail, que o meu projeto de doutorado vai receber o apoio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Isto é, que a FAPESP vai me conceder uma bolsa auxílio durante a duração do meu doutorado. Era tudo o que eu queria! Matrícula feita... E agora sou uma doutoranda em psicologia clínica e ainda bolsista da FAPESP. Que delícia... Delícia a receita que preparei hoje para comemorar!

Folhado de Haddock e Alho Porró

300g de haddock defumado
400ml de leite
1 cebola em pedaços grandes
1 folha de louro
1 colher (sopa) de azeite
2 talos de alho porró em rodelas finas
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
1 colher (sopa) de farinha peneirada
200g de creme de leite fresco
Sal e pimenta do reino
3 colheres (sopa) de salsinha picada
1 caixa de massa folhada
1 gema de ovo


Coloque o haddock em pedaços e a cebola em uma panela média. Cubra com leite e deixe ferver. Conte três minutos, desligue o fogo, e passe o haddock na água fria para deter o cozimento. Deixe esfriar completamente, e desfie em pedaços grandes. Separe uma xicara do leite. Em uma outra panela ou frigideira refogue o alho porró cortado em rodelas finas no azeite. Separe. Faça a base do molho banco juntando a farinha e a manteiga (roux) até obter uma massinha. Acrescente o leite separado (para não empelotar) aos poucos, mexendo sempre, até obter um creme espesso. Junte o alho porró refogado e o haddock desfiado. Misture. Para finalizar, acrescente o creme de leite fresco, deixando reduzir por alguns minutos, obtendo a consistência de um creme grosso. Tempere com sal e pimenta, um pouco de nóz moscada, e acrescente salsinha ao desligar o fogo. Para preparar a massa folhada, abra-a com um rolo e polvilhe com farinha. Corte em 4 quadrados grandes. Dobre as pontas para dentro e os cantinhos, imitando o formato de uma flor. Pincele com a gema e leve (em um refratário untado) ao forno pré-aquecido por 15 minutos. Corte com uma faca o "miolo" da flor. Recheie com o creme de haddock. Pronto!

4 comentários:

  1. Parabéns querida, vc merece!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Paulinha, vim aqui pra vc mudar o link do meu antigo blog - deletei e exportei tudo para http://confessionsofabaker.blogspot.com/.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá, parabéns pelo seu blog! Acompanho há algum tempo e gosto muito. Comecei agora o meu blog e tomei a liberdade de colocar o link do seu na lista de favoritos, tudo bem? O endereço é http://gourmandisme.blogspot.com Abs!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Paula, vim retribuir a visita. Adorei o seu blog, muita coisa gostosa! Seu folhado ficou lindo, já tem tanto tempo que fiz, mas agora fiquei com vontade de fazer de novo...rsrsrs.
    Parabéns pelo doutorado!

    ResponderExcluir