domingo, 20 de fevereiro de 2011

Roast Beef da Zainha


Agora é assim: Cada vez que ouvimos a descrição de um prato (que nos pareça delicioso), sou compelida a tentar fazê-lo imediatamente. Não foi diferente com o Roast Beef da Zainha. E lá vou eu mandar mensagem para a Zainha, telefonar para a Zainha... Uma semana depois e pronto: está feito o Roast Beef. Agora é saber dela se ficou parecido com as minhas adaptações e adivinhações da receita. Eu achei maravilhoso... e ainda, nos dias em que o rosbife anda tão caro... uma roupagem mais festiva para ele! Obrigada Zainha!

Rost Beef da Zainha

1 peça de Roast Beef (eu usei Baby Beef, mas pode ser Lagarto... Filé Mignon... contanto que tenha quase 1kg)
3 colheres (sopa) de óleo
Sal e pimenta do reino
200g de presunto de parma
300g de massa folhada
1 gema de ovo

para a marinada/molho:
4 cebolas
3 tomates
2 dentes de alho
1/2 xícara de vinho
1/2 xícara de vinagre
1 colher (sopa) de mostarda
1 colher (sopa) de molho inglês
Alecrim

Coloque a peça de rosbife para descansar na geladeira, por 3 horas na marinada. espalhe os ingredientes na carne e corte as cebolas e tomates em pedaços grandes. Retire da geladeira reserve. Deixe o rosbife tomar a temperatura ambiente antes de fritar (30 minutos próximo ao forno). Em uma panela grande aqueça o óleo e coloque o rosbife. Deixe dourar, mudando de posição sempre. Está pronto quando você notar que um líquido branco sai quando você espeta. Coloque em um refratário e deixe amornar. Leve a geladeira por pelo menos 30 minutos para impedir o cozimento da massa. Neste momento você deve preparar o molho*. Abra amassa folhada conforma as instruções da embalagem. Distribua o presunto cru uniformemente pela superfície. Coloque o rosbife (já sem os barbantes da amarração) e envolva delicadamente com a massa. Deixe descansar por 30 minutos na geladeira, enquanto pré-aquece o forno. Retire, pincele com a gema de ovo, e leve ao forno (médio) por aproximadamente 20 minutos, ou até a massa dourar. Não se esqueça de untar o refretário! Corte com faca elétrica.



* Para acompanhar o Roast Beef você tem duas opções de molho: o tradicional, que consiste em virar a marinada na panela onde o rosbife foi frito, cozinhar por alguns minutos até que todo o "restinho" solte do fundo da panela, e coar, nisto consistindo o molho, ou o moderno: uma geléia doce (eu usei os dois, a geléia Malbec da Casa de Madeira que indico para todos). Também fiz um risoto de quinoa... receita que fica para outro dia... Já que tive um certo probleminha com o queijo... (coloquei cedo demais!). Ficou gostoso... mas não exatamente fotogênico! Acontece... minha sogra não gostou nadinha...

Um comentário:

  1. Paula,
    Adorei o seu blog :) Vou continuar a acompanhar, continue os excelentes posts.

    ResponderExcluir