sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Torta de Frango Cremosa


Durante esta minha temporada de resguardo... e também de muito pouca atividade na cozinha - como vocês devem ter notado, fiz ao menos uma descoberta culinária (e das boas): a torta de frango da Ci. Pois é. A Ci trabalha na casa da tia Lucinha, minha madrinha, desde sempre, e já se tornou uma amiga - demorou, mas finalmente ela veio aqui na minha casa conhecer a minha filhinha e me ensinar a fazer esta torta (e também o Picadinho da Ci - objeto do próximo post). Agora resta conseguir uma foto da Ci para incluir entre a dos convidados do blog! É a melhor torta de frango que já experimentei...  E olha que já experimentei muitas! Hummmmmmmmmm

Torta de Frango Cremosa

Para o recheio:
1 peito de frango grande
(com osso e pele)
1 tablete de caldo de frango
1 colher (sopa) de açúcar
Salsinha e cebolinha
200g de requeijão

Para a massa:
1 xícara de farinha
Q.B. de manteiga
Q. B. de óleo
1 ovo inteiro

Cozinhe o peito de frango inteiro, coberto por água, juntamente com um tablete de caldo de frango ou legumes. É importante que o peito de frango seja daqueles com osso e com pele. Fica mais saboroso e molhadinho. Quando estiver pronto para desfiar (após 40 minutos aproximadamente), reserve o caldo e desfie com a mão em pedaços grandes. Em uma frigideira aqueça o açúcar e "passe"os pedacinhos de frango delicadamente. Este é um truque para tirar aquele gosto de "galinha velha" do frango. Fantástico! Volte os pedaços de frango ao caldo e leve ao fogo, deixando reduzir o caldo até obter um creme. Desligue o fogo e acrescente salsinha e cebolinha. Você pode acrescentar ao recheio, caso queira, ervilhas. Reserve.
Para preparar a massa, coloque a farinha em uma tigela, misture o ovo, mexa e vá acrescentando medidas iguais de manteiga e óleo, até obter o ponto da massa. É uma massa fina e bem levinha. Abra a massa sobre um pedaço de filme plástico com os dedos. Divida em duas parte e , com a metade, forre uma forma refratária e disponha o recheio de frango. Cubra o recheio com uma camada de requeijão. Feche a torta com a outra metade da massa. Pincele com a gema de um ovo e leve ao forno pré-aquecido (médio) até dourar. No meu forno foram uns 40 minutos. Como se vê na foto, o recheio é muuuuito cremoso!

4 comentários:

  1. oi. Tudo bem? Obrigada por frequentar o blog! Anda um pouco "desativado"... por isso a demora da resposta!
    Q.B. é uma abreviação muito usada em receitas, e quer dizer Quanto Bastar! um beijo

    ResponderExcluir
  2. O que é quantidade boa? Não entendi receita a foto está bonita ,só q receita não entende

    ResponderExcluir