terça-feira, 9 de julho de 2013

O tal do ovo caipira...


No último final de semana, recebi um presente nada usual: ovos caipiras vindos diretamente do galinheiro dos sogros da comadre Clariana e pais do compadre Valério Marega: Seu Valério e Dona Ana Maria. Qual não foi a minha surpresa ao ver a cor dos ovos... completamente diferente da cor dos ovos ditos caipiras que costumo comprar no supermercado - bem mais claros, quase amarelinhos, como vcs podem ver na foto acima. Restava testar as demais propriedades. A cor já estava evidente. Também o tamanho... um pouco menores, menos regulares entre si... E o que foi que eu descobri:


Cor: Os ovos caipiras "de verdade"tem uma tonalidade amarelo-clarinha. Não são brancos como os ovos comuns e muito menos avermelhados como os ovos caipiras que compramos nos supermercados aqui em São Paulo.

Tamanho: Os ovos caipiras "de verdade" apresentam tamanho e formato variados. Os vendidos no supermercado, eu imagino, devem passar por um rigoroso processo de seleção para que tenham todos o mesmo tamanho... E sejam todos enormes.

Sabor: Os ovos caipiras tem infinitamente mais gosto que os ovos que compramos no supermercado. Percebi, inclusive, um leve sabor adocicado nos ovos. Completamente diferente do que estamos acostumados.

Consistência: A consistência dos ovos caipiras foi a diferença mais nítida percebida por esta "degustadora de ovos". A gema me pareceu mais espessa e pastosa, não só quando experimentada - já cozida, mas também quando crua.

Relação gema/clara: O tamanho da gema em relação ao tamanho da clara nos ovos caipiras é muito maior que nos nossos ovos de supermercado... para preparar  ovos quentes... são simplesmente perfeitos!




Espero que estes ovos me deixem beeem fortinha para o desafio que me aguarda em breve. Obrigada, Dona Ana Maria! Pode trazer ovinhos sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário