quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Szendvics - Sanduíches Húngaros



No roteiro da nossa última viagem, a cidade que mais me surpreendeu (em todos os aspectos) foi Budapeste. E eu, que sou uma pessoa que adora línguas, fiquei fascinada! O húngaro ou magyar não é nada daquilo descrito pelo Chico Buarque no livro com o nome da cidade... Justo pelo contrário! Suave, as sílabas são fáceis de se distinguir, e os fonemas claros e fáceis de se repetir, ainda que, quando escritos, tenham representação diferente da nossa. Sinceramente: dava até para entender algumas coisinhas. Veja o caso destes sanduichinhos: Szendvics. Mais parecido não fica! Os Szendvics são vendidos em uma loja chamada  Duran Szendvics, e ficam expostos em uma vitrine. São os mais variados. Todos sofisticados: ovas de salmão, queijo de cabra, roastbeef, pastinha de lagosta, caviar, peixes defumados... Definitivamente seria um sonho pedir uma caixa de Szendvics em casa ao invés de pedir uma pizza!!!!
Comemos uma vez no final de tarde alguns e, quando quisemos repetir (pois além de tudo eram baratos) encontramos a loja fechada. Achei que fossemos encontrar mais destes sanduiches em Praga, mas qual nada! As saudades eram tantas, que tive que tentar reproduzir alguns sabores assim que pus as mãos em uma bela peça de salmão defumado!
Desta forma, não se trata de uma receita propriamente dita (como não são quase nunca as de sanduíches), mas de uma dica. Que tal fazer uma noite de Szendvics ao invés de uma noite de Bruscuettas? O pão escolhido foi um filão cortado em fatias de 1,5cm de altura (lá eles usavam para algumas combinações um filão integral com grãos). As montagens escolhidas tinham como ingrediente principal o salmão defumado e o queijo brie.
Vejam as combinações que eu utilizei... mas fiquem livres para fazer as suas próprias, ou para visitar as fotos do site da Duran (mas só as fotos, porque o húngaro é fácil, mas só em comparação ao chinês ou ao hebraico). Salmão fica delicioso com cebola roxa, ovos/ pastinha de ovos, limão siciliano, creme azedo e pepinos. Queijo brie foi combinado com tomate e pepinos. Para acompanhar... uma boa vodka com gelo! Uma delícia! Szervusz! (Adeus!)


2 comentários:

  1. Nossa! Fuçando receitas na internet, encontrei seu blog e... de repente, essa receita de sanduíche. Sou neta de húngaros, minha avó cozinhava dentro do seu conhecimento, pois veio para o Brasil ainda, adolescente. Fui criada dentro da culinária húngara, acreditando que era uma comida comum, quero dizer, brasileira como as outras. Comi muito desses sanduichinhos e nem sabia o nome. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Lostheiner, obrigada pelo comentário. O meu marido foi educado em um colégio húngaro: o Santo Américo aqui em São Paulo. Não tem coisa mais gostosa que encontrar pequenos fragmentos da nossa infância! Acho que por isso gostamos tanto de Budapeste!Assim que estiver mais frio, pretendo fazer um lindíssimo Goulash e postar aqui no blog. Achei a comida muito boa lá: comi também um strudell de cerejas inesquecível... Quando fizer o post vou tentar até falar um pouco da culinária de lá. Seja bem vinda ao blog! abs Paula

    ResponderExcluir