quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Soufflé de Queijo Gruyère


O primeiro Soufflé a gente nunca esquece! Fiz meia receita, o que corresponde ao preenchimento de duas formas individuais daquelas caneladinhas que todo mundo tem... E os mitos de que fazer soufflé é uma coisa complicada... de que o souflé não cresce... todos estes... acabam e ser superados! Delícia... Um acompanhamento vintage para uma carne, com cara de jantar dos anos 80, esta receita é um pouco mais sofisticada que a do souflé comum... e o queijo Gruyère faz toda a diferença. Rendimento: 4 porções.

Soufflé de Queijo Gruyère

30g de queijo parmesão ralado
60g de manteiga
45g de farinha de trigo
1 1/2 xícara de leite
6 gemas
125g de queijo Gruyère ralado
(eu usei o queijo fundido da Polenghi)
Pimenta do reino
8 claras

Unte 4 formas individuais para soufflé com manteiga e polvilhe com o queijo parmesão. Reserve. Derreta a manteiga em fogo médio em uma panela pequena. Acrescente a farinha e mexa sem parar por 1 minutos. Retire a panela do fogo e vá acrescentando o leite aos poucos, sem parar de mexer (musculação). Volte a panela ao fogo e cozinhe por mais 5 minutos ou até adquirir a consistência de um molho. A dica é: mexa vigorosamente. Retire mais uma vez a panela do fogo e acrescente as gemas, uma a uma, não parando de mexer nunca. Desligue o fogo e adicione o queijo Gruyère e a pimenta do reino. Misture até incorporar completamente. Bata as claras em neve (sempre com uma pitadinha de sal) e adicione ao "molho de queijo", misturando delicadamente. Coloque nas formas e asse em forno pré-aquecido (200ºC) até o soufflé crescer e dourar (aproximadamente 20 minutos).

2 comentários:

  1. Paulinha do céu! Quero comer esse Soufflé! Tinha medo de fazer um exatamente pelos motivos que você citou! Tenho a receita de um doce aqui vou perder o medo! Beijos e saudades!

    ResponderExcluir
  2. Que delícia de blog....amei!
    Conheça o meu e me siga tb...assim podemos trocar figurinhas!
    Beijo

    ResponderExcluir