domingo, 4 de julho de 2010

Escondidinho de Carne Seca

Pelo visto... entrei na fase dos Escondidinhos: na última semana foi o de frango, e já estou pensando no próximo.
Fácil de fazer e com a vantagem de poder ficar montado com antecedência, só tendo que ir para o forno pouco antes de servir.

Escondidinho de Carne Seca

1kg de carne seca
1 cebola picada
Queijo Coalho
200g de requeijão
Salsinha
Cebolinha
Queijo parmesão ralado grosso
Purê de mandioca

Deixe a carne seca de molho na água de um dia para o outro, trocando a água quando possível. Corte em pedaços grandes e coloque em uma panela cobrindo com água. Ferva por três vezes seguidas, trocando a água a cada vez. Experimente um pedacinho para verificar o sal. Coloque na panela de pressão por 40 minutos. A carne está pronta quando você conseguir desfiá-la com as mãos. Espere esfriar e desfie.
Refogue a cebola e o alho no azeite. Junte a carne desfiada, mexendo sempre, e acrescente o requeijão, a salsinha, a cebolinha e o queijo. Você obterá uma pasta homogênea.
Monte o escondidinho em uma forma refratária - ou em uma panelinha como esta das fotos, intercalando uma camada de purê de mandioca (mais fina), uma camada de carne seca, e outra camada de purê de mandioca. Cubra com uma camada de queijo parmesão ralado grosso.
Leve ao forno. O escondidinho está pronto quando o purê começar a borbulhar e o queijo estiver levemente gratinado.


O purê de mandioca não tem mistério. Faça a mesma quantidade de mandioca que de carne seca. Eu prefiro colocar menos purê e mais carne seca... mas é claro que também é uma escolha pessoal. Mandioca, leite, manteiga, sal e pimenta... um pouquinho de noz moscada e está pronto.

Um comentário:

  1. Nossa Paula q delícia! Amei suas cocottes! Um charme! Vou fazer o de frango com certeza, pq não sou fã de carne seca... em breve postarei la com créditos pra vc! E vc fez a terrine doce? Me conta depois! Mil beijos

    ResponderExcluir