segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Bacalhau sobre cama de espinafre


O bacalhau é um dos carros chefes aqui de casa. Adoro. Acho que esteticamente é um peixe lindo, que oferece muitas possibilidades de preparo, e que sempre impressiona. Resta conseguir boas postas (ou lascas, se for o caso) e verificar se os seus convidados gostam de bacalhau! Assim, este post é mais uma dica de acompanhamento e apresentação que uma receita propriamente dita, já que desde que experimentei o Bacalhau no Azeite é quase impossível resistir a este modo de preparo.

Cama de Espinafre e Tomates confitados

Muito azeite
1 ramo de tomates holandeses
(ou cereja se não encontrar)
1 maço de espinafre
2 dentes de alho
Pimenta do reino
Sal

Pré-aqueça o forno. Lave bem os tomates, separe os galhos (no caso do ramo de tomates holandeses) e coloque-os em uma assadeira pequena. Cubra-os com azeite, temperando com sal (se possível trufado) e pimenta do reino moída na hora. Leve ao forno já bem quente e deixe assar até que estejam quase desmanchando. Deixe esfriar e reserve o azeite para a decoração. Tomates prontos.
Lave o espinafre e retire os caules, deixando somente as folhas. Cozinhe-as em uma panela grande, cobertos por água até que quase desmanchem. Descarte a água e refogue em um pouquinho de alho amassado e azeite. Espinafre pronto!
Coloque o espinafre e o azeite no fundo do prato fazendo uma espécie de cama para o bacalhau. Posicione a posta bem no centro (vc pode decorá-la com estas cebolas fritas ou com um pesto de azeitonas, por exemplo) e coloque os tomates nas bordas do prato. 

4 comentários: