quarta-feira, 14 de maio de 2014

Escabeche de Sardinha


A entrada preparada para o almoço do Dia das Mães foi o Escabeche de Sardinha. Tive que adaptar, afinal, a receita que recebi era de Escabeche de Atum - muito mais sofisticada. É bem verdade que eu estava com um certo receito em relação ao peixe… mas não é que me surpreendi? Foi devorado. Achei prático já que o prato pode (e deve) ser preparado com 3 dias de antecedência e também pode ser congelado.

Escabeche de Sardinha

1 kg de sardinha
4 cebolas
4 dentes de alho
1 maço de cheiro verde
2 folhas de louro
2 xícaras de azeite
Suco de 1 limão
(ou o volume equivalente de vinagre)
1 punhado de grãos de pimenta
(rose, preta e branca)
Sal e pimenta do reino


Limpe as sardinhas, retirando sua cabeça, barrigada, cauda e, tanto quanto seja possível, suas espinhas - que são realmente muito fininhas. Coloque-as em uma panela grande cobertas por água. Junte o limão ou o vinagre, sal e cozinhe por ao menos 30 minutos. Retire da panela e escorra a água. Reserve.
Esquente o azeite e acrescente a cebola cortada em meia lua (ou em rodelas), o alho em fatias, as folhas de louro e os grãos de pimenta. Cozinhe até dourar e jogue sobre as sardinhas. Reseve até esfriar e mantenha na geladeira por alguns dias para tomar gosto. Verifique o sal e a pimenta e sirva com torradinhas.

2 comentários:

  1. E eu aqui imaginando esse escabeche com esse pãozinho acompanhados de uma bela taça de vinho!! rs Deve ficar bom demais!!!
    Hoje estou conhecendo o blog, fazendo minha primeira visita! Estou adorando suas receitas!!! Beijos!!
    Se quiser visitar meu cantinho, será muito bem-vinda!
    http://deliciasdavodeo.blogspot.com.br/
    www.facebook.com/ReceitasdoBlogDeliciasdaVoDeo

    ResponderExcluir
  2. Oi Andrea! Acabei de conhecer seu blog… Quantas receitas práticas! Parabéns! vamos trocar receitas. beijos

    ResponderExcluir