quinta-feira, 23 de maio de 2013

Ragú de Cogumelos


Acho que esta época do ano, quando começa a esfriar, é quando eu me realizo plenamente na cozinha. Tenho desde pequena uma preferência descarada por comidas bem quentes e, especialmente, bem macias, daquelas que você nem precisa cortar! E há no mundo coisa mais comfort? Quanto mais no frio...
A polenta é uma receita rápida e fácil, que só tem o inconveniente de ter que ser preparada na hora de servir. Uma vez que Você acerte o ponto - em especial quando o objetivo é uma polenta cremosa, como esta , não erra nunca mais. É só ferver a quantidade indicada na embalagem de água salgada, acrescentar o fubá lentamente, mexendo sem parar para evitar a formação de grumos, e temperar com sal (eu usei sal trufado), pimenta e, caos você queira, um pouquinho de manteiga. Há aqueles que preparam a polenta com caldo de galinha ou carne. Eu preparo somente com água. Em uns 10 minutos mexendo sem parar ela fica pronta. Você deve observar a consistência. Mas cuidado: basta esfriar um pouco para que ela endureça! Você pode servir a polenta com o molho de sua preferência (os ragús são os campeões de bilheteria!). Este prato pode ser uma entrada - como vemos tantas vezes nestes casamentos mais modernos, ou como prato principal.

Ragú de Cogumelos

1 colher (chá) de azeite)1 colher (sopa) de manteiga
1 cebola pequena cortada em cubinhos
300g de cogumelo Shitake 
200d de cogumelo Shimeji comum
200g de cogumelo Shimeji Branco
1 xícara de vinho branco
1 xícara de salsinha picada
Nóz Moscada
Sal e pimenta do reino

Limpe bem os shimejis, descartando a base da cada um dos talos. Corte os Shimejis em tiras grossas, descartando o também o talo. Lave bem! Aueqeça o azeite e derreta a manteiga sobre ele, para que não escureça. Acrescente a cebola picada e deixe cozinhar até que fique macia. Junte os cogumelos e refogue. Acrescente a xícara de vinho e cozinhe até reduzir. tempere com sal, pimenta e bastante nóz moscada. Finalize com a salsinha. Sirva sobre a polenta ainda bem quente!

2 comentários:

  1. Que delícia! Adorei a receita!
    http://flordobrownie.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Oi Paula, amei sua receita e copiei...um pouco menos gourmet que a minha, mas acho que igual de gostoso!
    Dá uma visitadinha lá no meu blog e tricota um pouquinho comigo!
    Um beijos e sucesso com as receitas
    http://tricotandonacozinha.blogspot.com.br/2013/06/ragu-brasileiro-bem-amarelinho.html

    ResponderExcluir