terça-feira, 9 de abril de 2013

Batatas Hasselback


A carne de cordeiro está entre as favoritas aqui de casa, e os cortes mais diversos já foram por mim preparados: Pernil, Paleta, Carré, Mignon... Mas nenhum se compara ao French Rack. Quanto mais este - assunto para um próximo post! A receita de hoje é a de um acompanhamento perfeito para a carne de cordeiro, para carnes assadas no geral, e até mesmo para o bacalhau: Por que não? As batatas Hasselback - que foram instantaneamente promovidas a especialidade desta cozinheira! 
São batatas assadas muito fáceis de se preparar, residindo o seu diferencial na técnica de corte utilizada. Ela é crocante (estaladiça) por fora, macia por dentro e ainda se desfaz em camadas. Para ficar perfeita só faltava ter queijo. Pronto. Não falta nada! A receita foi retirada da coleção Le Cordon Bleu de receitas caseiras (volume Batatas)

Batatas Hasselback

6 batatas do mesmo tamanho
30g de manteiga sem sal, cartada em pedaços
1 colher (sopa) de pão ralado ou farinha de rosca de pão italiano caseira
2 colheres (sopa) de queijo ralado com sabor intenso 
(eu usei parmesão, mas pode ser gruyère ou o que você tiver na geladeira)
Sal e pimenta do reino moída


Pré-aqueça o forno a 220ºC. Unte uma assadeira com manteiga e reserve. Descasque as batatas ainda cruas (não utilize o truque da fervura para soltar a casca por elas devem estar firmes). Apare-as de modo que fiquem uniformes. Apare a base de cada batata para que ela fique bem fixa. Faça cortes profundos e paralelos, bem próximos uns dos outros, mas sem "atravessar"as batatas, para que elas permaneçam inteiras. Disponha as batatas na assadeira, tempere-as com sal e pimenta e disponha os pedacinhos de manteiga sobre elas. leve ao forno por 30 minutos . Retire do forno e regue com a manteiga derretida no fundo do recipiente. polvilhe com o pão e o queijo ralados e leve ao forno novamente por mais 15 minutos, até que fiquem bem douradas.   Dois truques: deixar as batatas de molho antes de descascá-las vai deixar as batatas mais macias (o que eu não fiz, pois estava com uma pressa louca). Você pode acrescentar ervas ao preparo destas batatas, especialmente se estas tiverem sido utilizadas no preparo da carne. Hummm...

Nenhum comentário:

Postar um comentário